terça-feira, 22 de novembro de 2011

Conferência sobre população negra e políticas do SUS

Conferência sobre população negra e políticas do SUS acontece na quarta

ENSP, publicada em 22/11/2011

Nesta quarta-feira (23/11), a ENSP realiza a conferência Saúde da População Negra em debate: uma política do SUS, das 9h30 às 12h30, no salão internacional, no 4º andar. Sob o cenário do Ano Internacional dos Afrodescendentes, do Dia da Consciência Negra e apoiando a Mobilização Pró-Saúde da População Negra, Carla Moura Lima, doutoranda em Ensino em Biociências e Saúde no Instituto Oswaldo Cruz, membro do GT de Educação Popular em Saúde da Abrasco, mediará a conferência de Jurema Werneck, da organização Criola e integrante do Conselho Nacional de Saúde, e de Isabel Cruz, do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra - Nesen/UFF e membro titular do Comitê Nacional de Saúde da População Negra do Ministério da Saúde.

A proposta, segundo Carla Moura Lima, é estimular o público - gestores, trabalhadores e pesquisadores da saúde, moradores de Manguinhos e interessados - à reflexão sobre a importância de políticas públicas que contemplem a população de afrodescendentes, incluindo a sua saúde.

Desigualdade entre pretos, pardos e brancos persiste em todos os setores

Após cento e vinte e dois anos de República, vinte e três anos da Constituição Federal e cinco da portaria do Ministério da Saúde aprovando a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, persistem as desigualdades entre brancos, pretos e pardos em quaisquer setores, incluindo no acesso à saúde pública. Dos 191 milhões de brasileiros, 97 são pretos e pardos, que respondem por cerca de 70% dos atendimentos do Sistema Único de Saúde. Entretanto, nas consultas, eles são minoria. Das mães de filhos brancos, 71% fazem mais de sete consultas; e o número de mães de filhos pretos e pardos é 280,6% inferior, segundo o Relatório Anual das Desigualdades Raciais no Brasil 2009 - 2010. Tal discriminação reflete o racismo institucional praticado nas estruturas públicas e privadas e nos meios de comunicação brasileiros.

Serviço:
Tema: Conferência Saúde da População Negra em debate: uma política do SUS
Horário: 9h30 às 12h30
Local: Salão Internacional, 4º andar da ENSP/Fiocruz (Av. Leopoldo Bulhões 1.480 - Manguinhos).
Informações: Cooperação Social da ENSP - (21) 3977-2580/3977-2589

Nenhum comentário:

Postar um comentário