sábado, 12 de novembro de 2011

Curso grátis em Cascavel

Cascavel oferece curso sobre Capitalismo e Saúde nos dias 25 e 26 de novembro na Unioeste

O Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) abriu as inscrições para o curso “Capitalismo e Saúde”, que será realizado no campus de Cascavel da Unioeste, no Paraná, nos dias 25 e 26 de novembro. A atividade, que será ministrada pelo professor *Rogério Miranda Gomes, faz parte do projeto “Formação em Cidadania para a Saúde”, lançado pelo Cebes em junho. O curso é gratuito e tem vagas limitadas.

As aulas do professor Rogério Miranda Gomes abordarão os temas:

- Modo de Produção Capitalista: , conceito, história e conformações

- Saúde-Doença e Capitalismo: determinação social do processo saúde-doença e socialidade capitalista

- Sistemas e Serviços de Saúde: conceitos, história e dinâmica

- Promoção à Saúde e Prevenção Profunda: conceitos e operacionalização

O curso acontece entre as 08h30 e 17h30 dos dias 25 e 26 de novembro na Sala 63 do campus Cascavel da Unioeste.

Na abertura do curso haverá, das 08h30 as 10h00, uma mesa redonda para discutir a Reforma Sanitária. Estarão presentes na mesa: Maria Lucia Frizon Rizzotto (professora da Unioeste-Cascavel, doutora em Saúde Coletiva (Unicamp) e embro da Diretoria Executiva do CEBES), Rogério Gomes (Médico, doutor em Medicina Preventiva, professor de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná) e Beatriz Rosana Gonçalvez de Oliveria Tos- Professora da Unioeste-Cascavel, doutora em Enfermagem em Saúde Pública pela USP-Ribeirão Preto).

O debtate terá como objetivo resgatar o histórico da Reforma Sanitária, a origem do movimento na década de 70, tendo por base o pensamento marxista e a teoria de determinação social da saúde. Discutirá a Reforma Sanitária como projeto de radicalização da democracia, da justiça social e das políticas sociais universais, e não apenas um sistema de saúde ou uma crítica ao arranjo gerencial. Desta forma, buscará identificar a Reforma Sanitária como um projeto de transformação da sociedade, delimitando o Estado necessário a essas transformações.

O PROJETO DO CEBES

O projeto “Formação em Cidadania para a Saúde” tem apoio da Universidade Aberta do SUS (UNASUS) e da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), Voltados para um público diversificado (profissionais, gestores, estudantes, usuários e trabalhadores), os cursos, com 16 horas de duração, são gratuitos e ministrados por professores e pesquisadores das áreas específicas. Todas as aulas serão gravadas e disponibilizadas futuramente pela Universidade Aberta do SUS (UNASUS).

“O objetivo é dar início a um amplo processo de formação em saúde, dando prioridade ao desenvolvimento de novas lideranças, a partir de debates sobre os temas fundamentais da Reforma Sanitária brasileira”, diz a presidenta do Cebes Ana Costa.

Faça sua inscrição em www.cebes.org.br/curso

* Médico, doutor em Medicina Preventiva, professor de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário