Previdência mais perto do cidadão
9 de março de 2012 | Postado por em NotíciasAvançando no aprendizado de melhoria da qualidade do serviço e da credibilidade da Previdência Social, diversas ações foram implantadas com o objetivo de levar a Previdência para mais perto do cidadão. São serviços que dão agilidade no atendimento ao segurado e segurada, tiram dúvidas quanto aos benefícios, trazendo mais comodidade àqueles que necessitam da Previdência.
Tais avanços são oriundos de profundos estudos que buscam trazer mais agilidade nos processos previdenciários, com mais comodidade para o segurado e segurada. A maioria dos avanços foram possíveis graças ao desenvolvimento tecnológico dos sistema, que trouxe, por exemplo, a concessão da aposentadoria em até 30 minutos, o extrato previdenciário – obtido na Caixa e no Banco do Brasil – e a carta-aviso, que informa ao segurado quando já tem todas as condições para requerer a aposentadoria. Saiba mais sobre os serviços disponíveis pela Previdência Social.

A Previdência Social oferece diversos serviços para dar agilidade e comodidade no atendimento aos segurados. Foto: Kazuo Okubo
• Central 135
Com esse serviço, o trabalhador que precisa requerer muitos benefícios  da Previdência Social necessita apenas de um telefone, sem precisar sair  de casa e nem enfrentar filas.
Por meio do telefone 135, você pode tanto agendar o seu atendimento, com dia e hora marcada, em qualquer Agência da Previdência Social, quanto requerer diretamente o auxílio-doença, pedido de prorrogação (PP), pedido de reconsideração (PR), salário maternidade e pensão por morte, com mais agilidade e respeito.
A ligação é gratuita, se feita de um telefone fixo, e paga, se feita de um telefone celular, mas, neste caso, o custo é de uma ligação local. O horário de funcionamento da Central 135 é das 7h às 22h, de segunda a sábado.
Agilidade
O agendamento, além de possibilitar o atendimento programado e  personalizado, permite que você dê entrada no seu pedido de  aposentadoria, auxílio-reclusão, benefício assistencial, pecúlio, pensão  por morte e salário-maternidade e protocolo de recurso. Poderá ainda  programar atendimento de carga para advogado constituído, devolução de  carga, devolução de documentos, solicitação de cópias de processo,  vistas de processo e análise para conclusão de processos pendentes.
Para ganhar tempo e não precisar ligar mais de uma vez para o 135, o beneficiário deve ter em mãos os seguintes documentos:
O número de inscrição na Previdência Social;
O número do PIS/PASEP (para empregado com carteira assinada);
O número do NIT (para os contribuintes individuais e domésticos);
O CNPJ ou CPF do empregador;
O número do CPF do interessado para agendar Benefício Assistencial;
O número do benefício (se estiver recebendo o auxílio-doença);
Papel e caneta
• Agência da Previdência Social (APS)
O atendimento ao público no INSS conta com uma rede de mais 1.000  Agências e Unidades Avançadas de Atendimento, distribuídas por todo o  território brasileiro. Elas são responsáveis pela inscrição do  contribuinte, para fins de recolhimento, bem como pelo reconhecimento  inicial, manutenção e revisão de direitos ao recebimento de benefícios  previdenciários e ampliação do controle social.
• PREVMóvel
São mais de 70 veículos adaptados e equipados com os mesmos sistemas das  Agências da Previdência Social, que oferece à comunidade todos os  serviços prestados em uma agência convencional. Também presta  informações e orientações à população por meio do Programa de Educação  Previdenciária (PEP). As unidades móveis evitam que o usuário seja  obrigado a percorrer longos e onerosos trechos de um município a outro,  para requerer benefícios ou sempre que precisar resolver alguma demanda  junto ao INSS.
• PREVBarco
Unidade Móvel Flutuante que leva à população ribeirinha todas as  facilidades e todos os serviços disponíveis nas Agências da Previdência  Social. É equipada com alta tecnologia, que permite a transmissão de  dados via satélite, possibilitando assim o acesso on line aos dados do  segurado e a concessão de benefícios em até meia hora. Todos os anos,  entre fevereiro e dezembro, embarcações levam os serviços da Previdência  Social aos segurados que habitam as margens dos rios, em localidades  onde não há acesso a uma agência fixa da Previdência Social.
• Site da Previdência Social
Apresenta um conjunto de serviços e informações para rápido acesso.  Entre os serviços oferecidos está a inscrição do contribuinte  individual, facultativo, empregado doméstico e segurado especial, além  do cálculo de contribuições, Simulação de Contagem de Tempo de  Contribuição e a emissão de guias. No site o trabalhador também pode  consultar sua conta individual de contribuições e fazer o cálculo do  valor mensal do benefício que pretende pedir, além de simular o cálculo  de contribuições.
• PREVcartas
É mais um canal para quem precisa tirar dúvidas sobre  benefícios e processos relacionados a Previdência Social. O PREVCartas é  formado por três equipes de servidores lotados em Brasília,  todos capacitados em esclarecer,  via correio e e-mail, as dúvidas tanto  de quem já utiliza a Previdência, como quem pretende usá-la no futuro. O  serviço é importante, principalmente, para indivíduos que não possuem  computador e não podem acessar as informações via internet.  Para ter  acesso ao PREVcartas, basta enviar para os endereços abaixo:
E-mail: cartas-df@previdencia.gov.br
Correio: Esplanada dos Ministérios, bloco F, sala 918, CEP 70059-900, Brasília – DF
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