terça-feira, 14 de agosto de 2012

Excelente iniciativa

Posted: 13 Aug 2012 04:15 AM PDT
Em parceria com a Fundação Pio XII e o Hospital de Câncer de Barretos, a doação faz parte de um projeto de transformação de uma carreta em uma unidade móvel para a realização de um amplo rastreamento mamográfico em mulheres de 40 a 69 anos

O Instituto Avon doa R$ 1,7 milhão para projeto que vai realizar mamografias gratuitas em 14 municípios da região de Porto Velho. Os exames serão realizados em uma unidade móvel e no Hospital de Câncer de Barretos – Unidade Porto Velho, que ganharão mamógrafos digitais. A doação será usada para transformar uma carreta em uma unidade móvel para a realização de um amplo rastreamento mamográfico em mulheres de 40 a 69 anos, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ao longo de um período de três anos.

Cerca de 49 mil mulheres rondonienses serão beneficiadas por uma parceria oficializada entre o Instituto Avon, a Fundação Pio XII, de Barretos/SP, e o governo estadual de Rondônia, para promover a detecção precoce do câncer de mama – doença com 95% de chance de cura se diagnosticada e tratada em estágio inicial.

O projeto abarcará a região da grande Porto Velho, que inclui a capital do estado e mais 13 municípios vizinhos: Itapuã, Candeias, Guajará Mirim, Nova Mamoré, Ariquemes, Cujubim, Rio Crespo, Alto Paraíso, Cacaulândia, Machadinho D’Oeste, Monte Negro, Campo Novo de Rondônia e Buritis.

A Unidade Móvel será equipada com toda a infraestrutura de um consultório fixo: sala de recepção, espaço para troca de roupa, mamógrafo digital e equipamentos que permitem a transmissão das imagens digitais colhidas para o hospital.

As mulheres que apresentarem exames com algum tipo de alteração serão encaminhadas ao Hospital de Câncer de Barretos – Unidade Porto Velho para avaliação mais detalhada e, caso seja detectado um câncer de mama, serão direcionadas para o início do tratamento. A carreta deve entrar em operação em novembro próximo.

A doação feita pelo Instituto Avon também financiará a compra de um mamógrafo digital para equipar a Unidade Avançada de Prevenção de Câncer de Mama do hospital, que entrará em funcionamento em 2013. Além disso, o projeto prevê a capacitação de profissionais de saúde (enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários) e ações que promovam maior adesão da população aos exames.

O Hospital de Câncer de Porto Velho está sob a gestão da Fundação Pio XII desde junho. “Graças ao apoio do Instituto Avon, podemos contar com um projeto ainda mais forte para prevenir a mortalidade por câncer de mama em Rondônia”, comemora Henrique Prata, Diretor Geral do Hospital de Câncer de Barretos. “Vamos atender mulheres em diversas cidades do estado, sem que elas precisem se deslocar para a capital”, completa.

Câncer de Mama
O câncer de mama é o segundo tipo de neoplasia mais frequente no país e levou à morte 12 mil mulheres em 2010, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Para 2012, a estimativa de surgimento de novos casos apenas na região norte é de 1.530. Em Rondônia, a proporção é de surgimento de 24,52 casos da doença para cada 100 mil mulheres. Na capital, a taxa estimada vai para 38,21 para cada 100 mil mulheres, segundo o INCA. “Temos confiança de que essa parceria vai contribuir para que muitas vidas sejam salvas, porque é um projeto que inclui uma ação completa de prevenção, com a oferta de exames na carreta, no hospital, e uma ação de sensibilização para que as mulheres se cuidem, se preocupem com sua saúde”, afirma Lírio Cipriani, Diretor Executivo do Instituto Avon.

A incidência do câncer de mama em mulheres aumenta significativamente a partir dos 40 anos, tendo seu pico entre os 50 e 60 anos. Apesar disso, segundo a pesquisa Instituto Avon/Ipsos – Percepções sobre o Câncer de Mama – Mitos e Verdades em Relação à Doença, realizada em 2010, apenas 40% das mulheres acima de 40 anos fazem mamografia regularmente. A pesquisa ouviu mil mulheres em 70 cidades brasileiras. Das mulheres entrevistadas, apenas 23% se consideram muito informadas sobre a doença.

A doação para este projeto não é a primeira iniciativa do Instituto Avon em Porto Velho pela detecção precoce do câncer de mama. Em 2006, o Instituto Avon fez uma doação de R$ 150 mil reais à Casa de Saúde Santa Marcelina para a compra de um mamógrafo. Foi um dos primeiros mamógrafos da região.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário