domingo, 18 de março de 2012

Interação

Ouvidor-Geral da Previdência Social destaca importância da interação com os segurados

Posted: 16 Mar 2012 01:44 PM PDT

"Não dá para se admitir hoje a prestação de um serviço sem o estabelecimento de um elo com um cidadão", defende Mano Barreto. Foto: Nicolas Gomes

O dia 16 de março é o Dia do Ouvidor. A data foi instituída durante o VI Encontro Nacional de Ouvidores, realizado em Recife (PE), no ano de 2001. O dia é uma homenagem aos profissionais que se dedicam a promover uma interlocução entre o público e as organizações e governos. Sem a presença do ouvidor, a instituição não tem como avaliar se suas ações e políticas estão sendo aplicadas de forma correta e se o público as recebe de forma positiva.

Para o ouvidor-geral do Ministério da Previdência Social, Francisco Mano Barreto, não há como pensar mais em órgão público sem pensar em Ouvidoria “Não dá para se admitir hoje a prestação de um serviço sem o estabelecimento de um elo com um cidadão. A ouvidoria é esse elo, ela tem se fortalecido dentro das instituições públicas uma vez que os cidadãos hoje estão mais conscientes dos seus direitos e deveres”, diz.

Previdência Social - Criada em 1998, a Ouvidoria Geral da Previdência Social (OUGPS) se tornou a maior ouvidoria pública da América Latina e a mais antiga da administração direta. O segurado pode entrar em contato com a ouvidoria discando a opção 3 na Central 135, por meio da internet (www.previdencia.gov.br), por carta ou comparecendo pessoalmente à sede do MPS, em Brasília.

Em 2011, a Ouvidoria-Geral da Previdência Social recebeu 184.964 manifestações novas, uma média de 15.413 por mês. Desse total, o órgão respondeu diretamente ao cidadão, sem encaminhar a área técnica solucionadora, cerca de 65%. Além dessas manifestações novas, a OUGPS atendeu 17.580 manifestações de períodos anteriores.

O maior volume de manifestações recebidas pela Ouvidoria-Geral em 2011 refere-se a benefícios, totalizando 37% (68.547). Em relação aos Canais de Atendimento da OUGPS, em 2011, 57% (106.314) das manifestações foram cadastradas pela Central de Atendimento e 41% (76.358) pela internet. (Natália Oliveira).

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