quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Ampla proteção

Posted: 15 Aug 2012 05:13 AM PDT
Anticorpo CR9114 se liga a uma haste da proteína do vírus, o que impede a fusão com a membrana externa da célula hospedeira

Equipe liderada por cientistas do Scripps Research Institute e Crucell Vaccine Institute, na Holanda, encontrou um anticorpo humano que proporciona ampla proteção contra as cepas de vírus influenza B e influenza A, incluindo o H1N1. O resultado abre a possibilidade para o desenvolvimento para uma vacina universal contra a gripe.

O anticorpo é o CR9114. Ele fez isso se ligando a uma haste da proteína hemaglutinina, o que impediu que o vírus se fundisse à membrana externa da célula hospedeira. "Isto parece ser o real ponto fraco do vírus, porque este epítopo é altamente conservado entre os subtipos de influenza A, bem como de influenza B", disse Cyrille Dreyfus, um dos autores do estudo. Além do CR9114, outros dois anticorpos se mostraram eficazes no combate à gripe B: CR8033 e CR8071. Com eles, os pesquisadores conseguiram proteger ratos contra doses letais das duas estirpes principais da influenza B.

"Para desenvolver uma vacina contra a gripe verdadeiramente universal, é preciso ser capaz de fornecer proteção contra vírus influenza A e influenza B, e com este relatório agora temos anticorpos de neutralização contra ambos", disse Ian A. Wilson, um dos responsáveis pela pesquisa. "É o único no mundo que nós sabemos que pode fazer isso [o CR9114]". Os anticorpos podem fornecer pistas para a concepção de uma vacina destinada a proteger em longo prazo contra o vírus da gripe, não apenas contra cepas atuais.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário