quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Vertigem - saiba mais

Remédios naturais contra as vertigens

vertigo
As vertigens são um problema que afecta o equilíbrio. Quem sofre deste problema tem tonturas, zumbido nos ouvidos e a sensação de tudo estar a girar à sua volta, ou de eles próprios estarem a girar, podendo inclusivamente chegar a cair ou desmaiar. A hipertensão, problemas nos dutos do ouvido interno (labirinto), a retenção de líquidos ou alguns medicamentos podem ser a causa.
Para tratar as vertigens temos uma série de remédios naturais que podem ajudar a melhorar os sintomas e eliminar a sensação de tudo estar a girar à sua volta:
 Maçã
Coza uma maçã até esta estar mole e depois esprema-a para obter o seu sumo. Tome uma colher pequena deste sumo a cada hora até as vertigens desaparecerem.

Acupressão

Pressione com força a mão direita no centro da palma da mão esquerda. Beliscar ou dar massagens circulares no espaço entre as sobrancelhas também pode ajudar a aliviar os sintomas.

Gengibre

Tomar uma chávena por dia com uma infusão de gengibre também pode ajudar a combater os sintomas das vertigens. Para fazer a sua preparação deite uma colher de chá com gengibre em pó numa chávena com água a ferver. Também se pode fazer com outras infusões, como por exemplo Ginkgo biloba (especialmente indicado quando as vertigens se devem à falta de irrigação sanguínea), camomila, alfazema, rosmaninho ou manjericão.

Tomar alimentos ricos em vitamina B

A levedura de cerveja ou os cereais são ricos em vitaminas do grupo B, pelo que deve inclui-los na sua dieta para ajudar a controlar as vertigens. Também as carnes devem estar presentes na dieta, pelo seu conteúdo em vitamina B12, para o caso das vertigens terem origem numa anemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário