O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional na Web – SISVAN Web – é empregado para promover dados contínuos sobre as condições nutricionais e alimentares da população usuária da atenção básica do Sistema Único de Saúde – SUS. O SISVAN, que foi lançado em 1976, teve sua versão online em 2008 e recentemente, em fevereiro de 2013, foi disponibilizada a sua primeira versão revisada.

 A alimentação desse sistema é realizada pelas equipes de saúde da atenção básica, que inserem informações antropométricas e de consumo alimentar. Atualmente, são mais de 55 milhões de informações individuais, desde 2008.

 No intuito de aprimorar a vigilância alimentar e nutricional no país, o Departamento de Atenção Básica, por meio da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição e do Núcleo de Tecnologia da Informação – CGAN e NTI /DAB/SAS/MS – disponibilizou a nova versão do SISVAN Web, que, inclusive, atende à deliberação da 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, no que se refere à possibilidade de identificação de povos e comunidades tradicionais, com vistas ao avanço na discussão da segurança alimentar e nutricional e no desenvolvimento de políticas públicas diferenciadas.

 Essa nova versão contempla apresentação e funcionalidades inovadoras. A partir de agora é possível migrar indivíduos de outros municípios, mesmo que de outra unidade da federação; identificar povos e comunidades tradicionais; escolher outros filtros para a geração dos mapas diários de acompanhamento.

 O acesso ao sistema poderá ser feito por meio do Portal do Departamento de Atenção Básica:

Acesso aos relatórios públicos consolidados: http://dab.saude.gov.br/nutricao/sistemas/sisvan/relatorios_publicos/

Acesso ao ambiente restrito: http://dab.saude.gov.br/nutricao/cgpan/cgpan_index_login.php