28/OUT/2011 - Ministra defende integração das ações de governo para cuidados com a primeira infância
Data: 28/10/2011
A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, reforçou nesta quinta-feira (27) a importância da articulação entre os órgãos do governo abrangendo saúde, educação e cidadania para a promoção dos direitos das crianças de 0 a 3 anos. A ministra aposta na educação infantil como prioridade nas diretrizes da política do governo. “Nosso desafio é oferecer creches para todas as crianças brasileiras. Queremos um padrão mínimo de qualidade com diretrizes determinadas pelo Ministério da Educação”, afirmou.
Rosário participou da mesa de abertura do segundo dia de discussões do seminário “Cidadão do Futuro – Políticas para o desenvolvimento da Primeira Infância”, realizado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência em parceria com a SDH/PR. A ministra ressaltou que a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente trazem a responsabilidade compartilhada do Estado, da sociedade e da família na promoção e defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes.
“Contamos também com o Plano Nacional da Primeira Infância, elaborado pela sociedade civil e aprovado pelo Conanda no ano passado. O Governo Federal agora discute como implementar as ações propostas no plano, coordenando com ações e programas já existentes em diversas áreas”, afirmou.
Para o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência (SAE), Moreira Franco, os objetivos para o cidadão do futuro devem ser trazidos para o presente. “Precisamos garantir um ambiente de maior igualdade para que todas as crianças brasileiras tenham as mesmas oportunidades”, afirmou. O ministro propôs ainda ações imediatas direcionadas à primeira infância, como condição essencial para um crescimento ainda maior da classe média brasileira e da superação da pobreza no País.Com informações da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência
Nenhum comentário:
Postar um comentário