segunda-feira, 14 de maio de 2012

Poucas calorias

Alimentos que não engordam

alimentosTal como existem alimentos muito calóricos que devem ser restringidos na dieta, há também outros alimentos com poucas calorias que não engordam. Quase todos estes alimentos são verduras, frutas e hortaliças cujo segredo é serem basicamente constituídos por água e micronutrientes. Vejamos alguns desses alimentos:

Lista de alimentos com poucas calorias

  Espargos: têm somente 20 kcal por cada 100 gramas. Os espargos são um dos alimentos com mais água, nada menos que 95% da sua composição, daí terem poucas calorias e serem um dos alimentos preferidos nas dietas de emagrecimento.
  • Cogumelos: com 35 kcal por cada 100 gramas e 92% de água, os cogumelos também são um dos melhores alimentos nas dietas hipocalóricas.
  • Pimentos: outro bom alimento hipocalórico, apenas com 20 kcal por cada 100 gramas, devido também a terem 95% do seu conteúdo em água. Também são um dos alimentos com maior conteúdo em vitamina C.
  • Beringelas: também roçam as 20 kcal por cada 100 gramas e são um alimento muito versátil na cozinha.
  • Morangos: uma das frutas menos calóricas com 35 kcal por cada 100 gramas. Embora as calorias da fruta dependa de vários factores como a maturação. Esses 100 gramas de morangos têm 90% de água e o equivalente a uma colher pequena de açúcar.
  • Alface: e de uma forma geral a maior parte das verduras comestíveis têm poucas calorias, cerca de 20 kcal por cada 100 gramas, embora tendo ter de comer 100 gramas de alface seja um pouco exagerado, podemos dizer que praticamente não têm mais calorias quando a acrescentamos a uma salada.
  • Faneca: um peixe muito semelhante ao bacalhau e também baixo em calorias, apenas com 73 kcal por cada 100 gramas, algo que o torna na fonte de proteínas animal perfeita.
  • Cenouras: com 40 kcal por cada 100 gramas é também um dos alimentos baixos em calorias e dos mais importantes em termos de quantidade de Vitamina A. Um alimento perfeito na forma de salada ou como guarnição de qualquer prato de peixe ou carne.
  • Cebola: a rainha dos refogados, com 32 kcal por cada 100 gramas que a convertem em mais um dos alimentos perfeitos para esta lista. Também é perfeita para temperar as saladas.
  • Pepino: chegamos ao rei dos alimentos hipocalóricos, apenas com 13 kcal por cada 100 gramas e 97% de água na sua constituição. Comer um pepino é basicamente beber água, razão pela qual os torna tão frescos nas saladas no Verão.

Após ver esta lista certamente que compreenderá melhor a razão pela qual as verduras, frutas e hortaliças são recomendadas na alimentação diária: poucas calorias e muitas vitaminas, minerais e fibras. Seguramente que conhecerá mais alimentos perfeitos para continuar a aumentar esta lista, pelo que convidamo-lo a partilhar também as suas dicas na caixa de comentários abaixo e assim podermos ter uma grande cesta de compras baixas em calorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário