sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

1º medicamento 100% nacional

20/02/2013

AVANÇO: Brasil vai produzir primeiro medicamento biológico 100% nacional



 Tempo de áudio- 1min43seg

LOC/REPÓRTER: O Brasil vai passar a produzir o primeiro medicamento biológico 100 por cento nacional. Essa é a primeira vez que a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária,  concede o registro para o desenvolvimento de um medicamento biológico em território brasileiro.  O Etanercepte é utilizado no tratamento de artrite e outras doenças crônicas que afetam as articulações do corpo.  O remédio será desenvolvido pelo laboratório BioNovis em parceria com os laboratórios Instituto Vital Brasil e Biomanguinhos da Fiocruz, órgão vinculado ao Ministério da Saúde.  A previsão é que o medicamento esteja nas prateleiras das farmácias em 2016.  O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, comenta que o medicamento vai reforçar a importância da produção nacional. 

TEC/SONORA: ministro da Saúde – Alexandre Padilha
"Ele vem no momento aonde o Brasil registra pela primeira vez um produto biológico, que é a ultima fronteira do tratamento para o câncer e das doenças inflamatórias para a produção nacional, o que mostra que o Brasil vai cada vez mais poder produzir aqui no nosso país os medicamentos pra população e, com isso, os medicamentos ficam mais baratos e mais acessíveis, sem qualquer risco de uma decisão de uma fabrica internacional de parar a produção ou de retardar a produção, sem qualquer risco de isso afetar a saúde da população brasileira. Por isso é um marco importante, e só reforça as políticas do Ministério da Saúde de apoio à produção nacional."  

LOC/REPÓRTER: O medicamento Etanercepte  está disponível no  Sistema Único de Saúde desde 2006. Com a produção 100 por cento nacional,  o Ministério da Saúde vai economizar em cinco anos cerca de 726 milhões de reais. Só no ano passado foram investidos na compra do medicamento 364 milhões. 

Reportagem, Alexandre Penido
Produção da Web Rádio Saúde/Agência Saúde - Ascom/MS
Confira a programação ao vivo, notícias e podcasts da Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário