terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Coração online


25/02/2013

Telemedicina levará excelência em cardiologia para todo o país

Com informações do Incor
 

Coração online

O Instituto do Coração (Incor), ligado à Faculdade de Medicina da USP, recebeu recursos no montante de R$ 20,2 milhões para a ampliação de Serviço de Tele-emergência e Tele-UTI do hospital.

Estes serviços têm como objetivo prestar consultoria técnica, online e em tempo real, a unidades de emergência e de UTI do SUS, no atendimento de infartos e de casos cardiológicos complexos.


Com o uso da ferramenta para discussão de casos clínicos pela Web, o serviço servirá de plataforma para que, nos próximos anos, especialistas do Instituto do Coração atendam pacientes mesmo nos lugares mais remotos do País.

"Quando totalmente implantado, o serviço terá capacidade para atender 200 dessas unidades de saúde," afirma o Presidente do Conselho Diretor do Incor, Fábio Jatene.

Segundo Roberto Kalil, diretor da Divisão de Cardiologia Clínica do Incor, o Serviço de Tele-emergência e Tele-UTI do Instituto "é uma maneira efetiva de democratizar o acesso dos brasileiros aos avanços da ciência no tratamento das doenças do coração".

Tele-emergência

Numa demonstração dos amplos recursos da telecomunicação médica, o Ministro Alexandre Padilha, inaugurou simultaneamente os núcleos de telemedicina de outros quatro hospitais do País.

São eles: Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da USP, em Bauru, também conhecido como Centrinho, Hospital Universitário da Universidade Estadual de Maringá (Paraná), Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Rio de Janeiro) e Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (Bahia).

O Ministro assistiu também a uma demonstração da infraestrutura do Serviço de Tele-emergência e Tele-UTI do Incor, que interligará o Incor aos prontos-socorros da Lapa e do Butantã, em São Paulo.
Por meio desse sistema, médicos dessas unidades de emergência poderão tirar dúvidas sobre diagnósticos e obter as melhores condutas de tratamento do infarto agudo do miocárdio, 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Os prontos-socorros da Lapa e do Butantã atendem por mês a cerca de 500 pacientes com quadro cardiológico, que já poderão ser beneficiados nessa primeira etapa do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário