quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Medicamento inovador


Posted: 27 Feb 2013 06:20 AM PST
Previsão é de que o novo gel esteja disponível para o paciente atendido pelo SUS em quatro anos
Foto: Fiocruz
Previsão é de que o novo gel esteja disponível para o paciente
 atendido pelo SUS em quatro anos
  
O Sulfato de Paromomicina na apresentação de gel 10% vem sendo estudado em parceria com a UFMG e DNDi
 
 
O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) divulgou a formação de um grupo de pesquisadores para acompanhar o processo de desenvolvimento do novo gel que já está sendo considerado 
" um medicamento inovador contra a leishmaniose cutânea" . O novo produto, Sulfato de Paromomicina na apresentação de gel 10%, vem sendo estudado no Laboratório de Tecnologia Farmacêutica da unidade. 
 
A previsão é de que o fármaco esteja disponível para o paciente atendido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em quatro anos.
 
 
As pesquisas do novo gel de Paromomicina estão sendo realizadas em parceria com o Centro de Pesquisa René Rachou (CPqRR/Fiocruz Minas), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e DNDi (sigla em inglês da Iniciativa para Doenças Negligenciadas) e com o Programa de Desenvolvimento Tecnológico de Insumos para a Saúde (PDTIS/Fiocruz).
 
 
A Coordenadora de Desenvolvimento Tecnológico da Farmanguinhos, Maristela Rezende, diz que o tratamento atual está longe de ser satisfatório. " Apesar de ser considerado de primeira escolha em todo o mundo, o antimoniato de N-metilglucamina, como todos os antimoniais pentavalentes, é pouco absorvido pelo trato digestivo e a retenção da substância é responsável por efeitos tóxicos. Em outras palavras, ele não é bem tolerado e produz muitos efeitos colaterais" , observa.
 
 
A leishmaniose tegumentar tem duas formas de apresentação clínica: cutânea e mucosa. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é uma das seis mais importantes patologias infecciosas, pelo seu alto coeficiente de detecção e capacidade de produzir deformidades. Constitui um problema de saúde pública em 88 países, distribuído em quatro continentes (América, Europa, África e Ásia), com registro anual de 1 milhão a 1,5 milhão de casos.
 
 
No Brasil, a leishmaniose cutânea é uma das afecções dermatológicas que merece mais atenção, com ampla distribuição em todas as regiões. Uma das preocupações é com o risco de surgimento posterior da forma mucosa, que pode desfigurar o paciente. Além disso, existe o impacto psicológico, que produz reflexos no campo social e econômico.
 
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário