quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Melhorando a saúde


Oito descobertas científicas feitas em 2012 que melhoram a saúde

Veja como prevenir e controlar males como enxaqueca, depressão e diabetes

Por Minha Vida

Com o ano de 2012 indo embora, você pode estar se perguntando o que fez durante esses 12 meses para melhorar a saúde. Alimentação saudável, prática de exercícios e abandonar vícios provavelmente estão na lista de muitos que desejaram fazer de 2012 um ano mais saudável. Além disso, viver com mais qualidade de vida os anos seguintes também é um desafio. A ciência ajudou a identificar muitos problemas que podem nos afetar no futuro: um conjunto de estudos publicados dia 13 de dezembro da revista científica The Lancet descobriu que um ano a mais de vida corresponde, na verdade, a 0,8 ano vivido com saúde - ou seja, quanto mais a expectativa de vida aumenta, maior é a distância entre longevidade e qualidade de vida.

As pesquisas ainda mostraram que algumas doenças e transtornos são responsáveis por metade dos anos vividos com alguma sequela incapacitante, diminuindo a qualidade de vida. Entre elas estão dor nas costas, depressão, dor no pescoço, DPOC, problemas musculoesqueléticos, enxaqueca, diabetes e quedas. Pensando nisso, separamos as pesquisas científicas de 2012 que podem ajudar você a evitar ou tratar esses males, com práticas que você inclui nas metas da virada. Confira:  
de 8
cigarro apagado - Foto Getty Images

Parar de fumar pode melhorar dor nas costas

Um estudo publicado na edição de dezembro do Journal of Bone and Joint Surgery descobriu que fumantes que sofrem de dores nas costas relatam maior conforto depois de largar o vício do que os que continuam fumando. A pesquisa foi conduzida por um especialista da University of Rochester, nos Estados Unidos. Eles acompanharam 5.300 pessoas durante oito meses, todas com históricos de dores nas costas e pernas. Pacientes que haviam largado o cigarro relataram dores significativamente menores do que fumantes. Veja mais informações do estudo aqui.
fast food - Foto Getty Images

Evite o fast food e previna a depressão

Uma pesquisa desenvolvida pela University of Las Palmas e pela University of Navarra, na Espanha, envolvendo quase nove mil participantes, descobriu que ingerir alimentos gordurosos, como fast food e croissaints de padaria, pode aumentar em até 51% o risco de depressão. Os resultados foram publicados no periódico Puclic Health Nutrition. Veja mais informações do estudo aqui.
mulher com dores no pescoço - Foto Getty Images

Quiropraxia é eficaz no combate a dores no pescoço

 Um estudo publicado na revista Annals of Internal Medicine revelou que a quiropraxia pode ser mais eficaz para dores no pescoço do que analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes. A análise foi liderada por cientistas da Northwestern Health Sciences University, nos Estados Unidos. Veja mais informações do estudo aqui.
acupuntura - Foto Getty Images

Acupuntura é eficiente contra enxaqueca

Um estudo publicado no Canadian Medical Association Journal indica que a acupuntura ajuda a reduzir o número de dias de enxaqueca e pode ter efeitos duradouros sobre o problema. A análise foi liderada por um pesquisador da University of Traditional Chinese Medicine, na China. Na pesquisa, quase 500 adultos foram submetidos a sessões da tradicional acupuntura chinesa durante cerca de quatro semanas. Veja mais informações do estudo aqui.
mulher se espreguiçando sentada no escritório - Foto Getty Images

Passar muito tempo sentado favorece problemas musculoesqueléticos

Cada hora que uma pessoa passa sentada reduz a sua expectativa de vida em 21 minutos, diz uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Queensland, na Austrália. Os resultados foram publicados na edição de Novembro do The British Journal of Sports Medicine. Os cientistas levantaram dados de 12 mil australianos. Uma das possíveis explicações para essa relação é a ausência prolongada de contrações dos músculos das pernas. Veja mais informações do estudo aqui.
refrigerantes - Foto Getty Images

Excesso de refrigerante aumenta risco de asma e DPOC

Que refrigerantes são altamente calóricos e pouco nutritivos, todo mundo sabe. Mas um estudo desenvolvido pela University of Adelaide, na Austrália, e publicado no periódico Respirology, revelou que a alta ingestão dessa bebida também pode contribuir para o desenvolvimento de doenças respiratórias, como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). A análise foi baseada em entrevistas feitas com 16.907 pessoas. Veja mais informações do estudo aqui.
homem caminhando com o cachorro - Foto Getty Images

Caminhada reduz risco de doenças cardíacas e diabetes

Acelerar o passo na caminhada, praticar corrida ou fazer outros exercícios de maior vigor pode reduzir o risco de desenvolver problemas de coração e diabetes, aponta um estudo da Bispebjerg University Hospital, na Dinamarca. Eles fizeram uma análise que incluiu mais de 10 mil adultos e tiveram os resultados publicados no British Medical Journal Open. Veja mais informações do estudo aqui.
idosa tirando os óculos - Foto Getty Images

Cirurgia de catarata reduz risco de queda dos idosos

Pessoas que realizaram cirurgia de catarata estão menos propensas a sofrer quedas e fraturar os quadris do que pessoas que não foram submetidas ao procedimento, diz um estudo feito com mais de um milhão de idosos. A pesquisa foi conduzida por uma especialista da Jules Stein Eye Institute da University of California, nos Estados Unidos. A descoberta foi publicada no The Journal of the American Medical Association. Veja mais informações do estudo aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário