sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Cidadania




Orçamento público para a cidadania

Quando o assunto é orçamento público, o interesse do cidadão acaba ofuscado pela dificuldade de compreendê-lo. Uma iniciativa do Senado Federal pretende abordar o tema de modo fácil e didático. O site Orçamento Fácil traz uma série de animações em vídeo que explicam o que é orçamento, seu funcionamento e sua importância para a participação dos cidadãos nas decisões do poder público e na fiscalização do que é feito com o dinheiro dos contribuintes.

O primeiro vídeo da série mostra como o orçamento está intimamente ligado ao funcionamento de uma cidade. Os vídeos seguintes explicam o sistema orçamentário brasileiro e os instrumentos do planejamento orçamentário: Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA).

Além das animações, o site disponibiliza o “Jogo da Cidadania“, uma iniciativa do Inesc que permite ao internauta aprender sobre os desafios de priorizar as necessidades públicas – que são muitas – com um orçamento limitado.

O Orçamento Fácil foi desenvolvido pela Agência Senado, pelo Jornal do Senado e pela Consultoria de Orçamento, com apoio da Rádio Senado e da TV Senado, e está integrado ao Portal e-Cidadania, espaço virtual criado para estimular a participação dos cidadãos no processo de elaboração de leis e fiscalização da atuação parlamentar e do gasto público.

Os vídeos da série também estão disponíveis no canal Orçamento Fácil no Youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário