terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Acesso universal


Acesso universal à saúde entre principais metas da diretora da Opas

Publicada em
Carissa Etienne tomou posse como décima diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e diretora regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde (OMS) em cerimônia na sede da Opas, em Washington, D.C., no dia 31 de janeiro de 2013. A cerimônia foi acompanhada, por meio de transmissão simultânea, por todos os países da região das Américas e por toda a equipe e autoridades brasileiras.

O perfil e o compromisso profissional da dra. Etienne foram apresentados pela dra. Margaret Chan, diretora da Organização Mundial da Saúde, por vídeo.

Em seu discurso inaugural, Carissa Etienne realçou seu compromisso com o acesso universal à saúde citando os seguintes pilares: acesso do indivíduo à prevenção, promoção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento, apoio às políticas nacionais, acesso à tecnologia e medicamentos e fortalecimento dos sistemas de saúde baseados na atenção primária.

A cooperação técnica será preferencialmente para os países mais necessitados, além de  renovado o compromisso de colaboração com o governo e povo haitiano para a reconstrução da capacidade sanitária do país.

A nova diretora também realçou a importância do alinhamento entre Opas e OMS. "A Opas aproveitará ao máximo as tecnologias de Comunicação e Informação para a saúde", disse ela.

Carissa Etienne concluiu enfatizando o apoio ao aprimoramento da capacidade técnica dos funcionários das Opas e dos países.
Fonte(s): Opas

Nenhum comentário:

Postar um comentário