quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Mata mais


Mortalidade por diabetes sobe 38% em uma década no Brasil

Doença mata mais brasileiros do que AIDS e acidentes de trânsito

Por Minha Vida

 Os dados revelam que o diabetes foi o responsável por 54 mil mortes no Brasil em 2010 - número que subiu 38% desde 2000. A quantidade de óbitos é muito superior ao de mortes causadas pela AIDS (12 mil), e pelos acidentes de trânsito (42 mil).

 Entre 2000 e 2010, o diabetes levou a mais de 470 mil óbitos. 

Também em 2010, o diabetes foi mencionado como causa indireta de 68.500 mortes. São casos em que a doença agravou de forma significativa a situação do paciente. Tabagismo, má-alimentação, excesso de peso e sedentarismo são os principais fatores de risco para o diabetes.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, diz que o SUS precisa se reorganizar para enfrentar essa nova realidade. "Esse esforço de reorganização para dar conta das doenças crônicas é fundamental e tem que ser permanente", afirma.

Sete mitos sobre o diabetes

"O diabetes é uma doença crônica e deve ser tratada como tal, mas com informação e mudança de hábitos, dá para ser controlada e ter qualidade de vida", explica a nutricionista Patrícia Ramos, coordenadora do Hospital Bandeirantes. Pensando nisso, o Minha Vida conversou com especialistas para derrubar sete mitos e facilitar a vida de quem convive com a doença:

Diabetes é contagioso

É preciso acabar com essa discriminação de que a pessoa com diabetes não pode ter emprego, amigos e vida social. O que acontece é que, em especial no tipo 1, há uma propensão genética para se ter a doença e não uma transmissão comum. 

Canela ajuda a controlar o diabetes

Existem alguns estudos em relação à canela, porém merecem mais esclarecimentos para provar esse efeito satisfatório. "É melhor não seguir nada que não seja comprovado, afinal, trata-se de um problema crônico e qualquer descuido pode piorar a situação", diz a nutricionista Patrícia. 

Diabético pode consumir mel, açúcar mascavo e caldo de cana sem problemas

Apesar de naturais, estes alimentos tem açúcar do tipo sacarose, maior vilã de quem tem diabetes. "Ele até pode consumir, mas ele deve ter noção de que não pode abusar e compensar com equilíbrio na dieta", explica a nutricionista Patrícia.

Aplicação de insulina causa dependência química

A insulina não promove qualquer tipo de dependência. O hormônio é importante para permitir a entrada de glicose na célula. "Pacientes com diabetes tipo 1 tem uma deficiência crônica na liberação da insulina desde o nascimento e por isso são dependentes, mas não porque a insulina cause dependência", explica Patrícia Ramos.

Dá para evitar a insulina se você não ingere carboidratos

Neste caso, depende. O carboidrato eleva a glicemia com mais rapidez, por isso sua ingestão deve ser controlada. "No diabetes tipo 1, é necessária a aplicação de insulina diariamente, já que o pâncreas não produz este hormônio", diz a nutricionista Patrícia. No caso do diabetes tipo 2, a ingestão da insulina vai depender do quadro do paciente, e isso tem que ser avaliado por um médico.

Bebida alcoólica pode

Alguns pacientes alegam que o remédio para diabetes tem álcool e não faz mal, por isso as bebidas alcoólicas estão liberadas. Acontece que a taxa de álcool presente nos remédios são mínimas e, por isso, não dá para fazer esta comparação. "Bebidas alcoólicas são permitidas com restrições", diz a nutricionista.

Diabéticos podem usar sauna e fazer escalda pés

Por ser uma disfunção metabólica o diabetes altera a circulação e compromete os vasos sanguíneos. "Em função desta alteração circulatória, os riscos de exposição a altas temperaturas e aos choques térmicos podem agravar ou desencadear quadros de angiopatias e outros problemas cardíacos", finaliza Patrícia Ramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário