quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Acessando informações


Portal reúne dados sobre atendimento a pacientes do SUS

Publicada em
A partir de agora, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) poderá acessar as informações sobre o atendimento que recebeu nas unidades públicas por meio do Portal de Saúde do Cidadão. O novo portal foi lançado na última terça-feira (5/2) pelo ministro da Saúde Alexandre Padilha. No Portal, serão registradas informações a respeito de internações, atendimentos ambulatoriais de alta complexidade e cirurgias - dados de divulgação restrita aos pacientes, que poderão liberá-los a médicos que os estejam acompanhando.

O usuário também poderá acrescentar informações importantes relacionadas à sua saúde, como doenças crônicas ou alergias, ou anexar laudos de exames já realizados. “Ao acessar estas informações, qualquer equipe de saúde em qualquer lugar do Brasil poderá traçar o diagnóstico e ofertar o tratamento mais adequado ao histórico do paciente”, ressaltou o ministro da Saúde Alexandre Padilha, acrescentando que a ferramenta permite, ainda, que o cidadão possa se comunicar com seu médico e inclusive receber orientações.

Outra novidade é que o usuário poderá consultar se já possui um número do Cartão SUS. Quem não tem pode fazer o pré-cadastro e depois validá-lo na unidade de saúde mais próxima. Quem já tem também precisará ir até uma unidade de saúde para receber a senha de acesso ao Portal e concluir o cadastro. Além das informações individuais, ofertadas restrita e pessoalmente, o portal também possibilitará consulta a todos os estabelecimentos que atendem pelo SUS, como unidades básicas, clínicas e hospitais. Com o auxílio de mapas, o cidadão localizará a opção de atendimento mais próxima e identificará pontos para retirada de medicamentos pelo programa Aqui Tem Farmácia Popular.

Clique aqui e leia a matéria na íntegra.
Fonte(s): Portal da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário