quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Uso racional


Posted: 26 Feb 2013 06:56 AM PST
Remédios com tarja vermelha correspondem a 65% do mercado de medicamentos
Remédios com tarja vermelha correspondem a 65%
do mercado de medicamentos
 
Entidades e instituições ainda podem se manifestar sobre a determinação de normas para evitar abuso no consumo de remédios
 
 
A Anvisa determinou novo prazo para que entidades e instituições públicas ou privadas interessadas, manifeste sua colaboração na elaboração de novas normas em relação ao controle do consumo dos chamados tarjas vermelhas, que correspondem a 65% do mercado de medicamentos. Para a maioria desses produtos, a legislação sanitária exige apenas a apresentação da receita médica no ato da compra. As farmácias não são obrigadas a reter as receitas.
 
 
O novo prazo para que os interessados manifestem interesse em integrar a Força de Trabalho se encerra às 23h e 59min do dia 8 de março de 2013, de acordo com edital publicado nesta segunda-feira(25).
 
 
A Força de Trabalho que será constituída pela Anvisa tem por objetivo enfrentar esse desafio e propor soluções para evitar o uso descontrolado de remédios. A medida é um desdobramento da Audiência Pública realizada em setembro de 2012, cujas discussões apontaram para a necessidade de reunir diversos setores da sociedade para formular propostas de ações concretas.
 
 
No Brasil, a venda de medicamentos sem apresentação da receita é um problema grave de saúde pública. A cultura da automedicação e a falta de controle sobre a dispensação desse produtos em farmácias e drogarias são fatores que comprometem toda a cadeia de vigilância sobre a produção e utilização de medicamentos no país.
 
 
Fonte isaude.net
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário