domingo, 23 de junho de 2013

Cuidando do peso


Excesso de peso pode sobrecarregar a coluna e atrair outros problemas

Segundo especialistas, o sobrepeso interfere na postura, aumenta a incidência de lombalgia funcional e, em casos extremos, pode até evoluir para uma hérnia de disco

por Wander Veroni
Foto: iStock.

Aos 22 anos, o publicitário Leandro Felipe Gomes chegou a pesar 135 kilos. Ele conta que começou a engordar na época que entrou na adolescência e que as complicações de saúde foram aumentando no decorrer dos anos. Por conta do excesso de peso, Leandro desenvolveu hipertensão, dores no joelho e muita dor nas costas. “Tinha dia que eu ia para faculdade e não conseguia ficar sentado na cadeira, minhas costas doíam muito. Além disso, por estar acima do peso, comecei a ter problema nos joelhos. Lembro que tinha dificuldade até de subir escada”, revela.

Atualmente, com 25 anos e pesando 85 kilos, Leandro conta que foi muito difícil emagrecer. “Claro, que a parte estética conta muito, a autoestima melhora. Mas não é só isso. No meu caso, a questão da saúde foi muito mais importante. Cheguei a ter princípio de hérnia de disco e isso me preocupou. Tem que ter muita força de vontade e paciência para emagrecer”.

Leandro conta que, hoje em dia, faz um trabalho para fazer manutenção do peso, mas que precisou mudar toda a alimentação e colocar as atividades físicas em sua rotina diária. “O que é a mais difícil neste processo é a reeducação alimentar. Não é só parar de comer, é entender o que você pode comer aquela quantidade que te satisfaz. Além disso, é importante fazer alguma atividade física. No meu caso, é a caminhada alternando com corrida. Depois que emagreci a hérnia de disco sumiu e as dores no joelho diminuíram bastante”, revela.

Caracterizada pelo excesso de gordura no organismo, a obesidade afeta cerca de 250 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, mais de 65 milhões de pessoas estão com excesso de peso. Destes, 10 milhões são considerados obesos, segundo dados da Comissão de Prevenção e Combate a Obesidade da Associação Médica Brasileira.

Por conta disso, dentre as muitas complicações à saúde causada pela obesidade, os problemas na coluna estão na lista entre os mais preocupantes. Entre as doenças causadas pelo sobrepeso, estão os problemas de postura e na forma como as pessoas caminham, aumento da incidência de lombalgia funcional, dores nas articulações e nos joelhos e, em casos extremos, pode até evoluir para uma hérnia de disco.

“O excesso de peso causado pelo acúmulo de gordura sobrecarrega todo o organismo, e em particular afeta a coluna vertebral, pois pressiona as vértebras, podendo ocasionar hérnia de disco. É freqüente o paciente apresentar dor na coluna e nas articulações dos membros inferiores, como joelhos e tornozelos”, diz o médico cirurgião geral especializado em aparelho digestivo, Dr. René Berindoague.

Para o médico ortopedista Rodrigo D'Alessandro de Macedo, é importante que a pessoa que está acima do peso fique mais atenta a sua postura para evitar danos à saúde. “A recomendação é evitar atividades em posições inadequadas, não ficar assentado por tempo prolongado, muito menos carregar peso de forma inadequada. No entanto, o mais importante é realizar atividade física regularmente e de baixo impacto para perder peso de forma tranqüila e saudável, como caminhada ou hidroginástica”.

Obesidade
Em maio deste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou uma resolução que recomenda esforços para reduzir a obesidade no mundo até 2020. A resolução estabelece um plano de ação contra as doenças não transmissíveis (cardiovasculares, câncer, respiratórias crônicas e diabetes), por intermédio do combate a uma série de fatores de risco, entre os quais a obesidade.

A ideia é reduzir, em média, 30% do consumo de sal e aumentar em 20% as atividades físicas. A estimativa da OMS é que há mais de 40 milhões de crianças, com menos de cinco anos, com excesso de peso. Dados da Pesquisa de Orçamento Familiar do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que, em 2009, 21,7% dos brasileiros na faixa de 10 a 19 anos estavam com excesso de peso. Em 1970, o índice estava em 3,7%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário