quinta-feira, 27 de junho de 2013

Melhor laboratório está em MG


O anúncio foi feito pela Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública do Ministério da Saúde (CGLAB) na semana passada, após resultado de avaliação realizada em todos os 28 laboratórios do país. Com 100% de aprovação, a instituição mineira Fundação Ezequiel Dias (Funed) lidera o ranking. “Além do reconhecimento, a Fundação passa a contar com mais investimentos”, comemora o coordenador da Divisão de Controle Epidemiológico da Funed, Chequer Chamone.

A classificação dos laboratórios existe pela determinação da Portaria 2.606, de 28 de dezembro de 2005. Para a avaliação, são estabelecidos pela CGLAB cinco critérios e 152 itens a serem analisados, como, por exemplo, a Política da Qualidade de Biossegurança e a parte técnica junto aos laboratórios instalados.

As últimas avaliações foram realizadas em três etapas entre 16 de julho e 31 de agosto de 2012 em todos os Lacen’s. As duas primeiras foram autoavaliativas. Já a terceira, foi uma avaliação analítica por parte dos auditores da CGLAB, que fizeram uma conferência das duas etapas anteriores e também a consolidação de dados e preposições de ações pré-estabelecidas.

Em todos esses itens analisados, a Funed, que é o Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais obteve 100% de aprovação. “Alcançamos o Nível 5 e Letra E, que é a maior classificação de todas. E quanto maior a classificação em nível e porte, maior é o repasse financeiro para a Fundação”, explica Chequer.

Segundo ele, os recursos são repassados pelo Ministério da Saúde e possibilitam atender a normas da qualidade, promover melhorias para a Instituição e também na Rede Estadual de Laboratórios de Saúde Publica de Minas Gerais. A classificação tem validade até que o CGLAB realize uma nova avaliação, geralmente, a cada ano.

O Coordenador da Divisão de Epidemiologia e Controle de Doenças da Funed, Chequer Chamone, afirma também que esse reconhecimento é fruto de um forte trabalho que vem sendo desenvolvido por todos na Funed. “Essa classificação se deve ao empenho da Alta Direção, das áreas de qualidade, e dos servidores de toda área técnica”, disse.

Por Werlison Martins - FUNED

Nenhum comentário:

Postar um comentário