Doação de sangue cai durante o inverno

hemominasO estoque de bolsas de sangue está baixo em todo o Estado. Com a chegada do inverno, o número de doadores no Hemocentro de Belo Horizonte caiu cerca de 40%, prejudicando o tratamento de muitos pacientes que necessitam de transfusão. Para sensibilizar a população, a Fundação Hemominas lança amanhã, 14 de junho, às 9:30, a campanha“Marque um gol de placa, doe sangue”.

Protagonizada pelo jogador do Fluminense Fred, a iniciativa abre as comemorações do Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo Helen Dupin, responsável pelo setor de Captação de Doadores do Hemocentro da capital, a ação “visa reforçar o estoque de hemocomponentes para o período da Copa das Confederações e inverno, época em que há queda no comparecimento dos doadores”, afirma.

Em Minas Gerais, a Fundação abastece 540 entidades – hospitais públicos, particulares e filantrópicos – e possui 20 unidades para captação de sangue. Nesses últimos meses, a instituição que, diariamente, atende 120 hospitais na região metropolitana de Belo Horizonte, registrou queda 30% no estoque dos grupos negativos, além de redução de 20% nos grupos positivos e negativos em todo o estado.

Para doar
Para participar da campanha, o doador deve estar bem de saúde, ter idade entre 18 e 67 anos – jovens com 16 e 17 anos podem doar mediante autorização do responsável legal –, pesar acima de 50 kg, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade e não ter doença de Chagas.

A doação pode ser feita no Hemominas, localizado à Alameda Ezequiel Dias, 321, Belo Horizonte. No dia da coleta, o doador deve apresentar o documento de identidade; estar bem alimentado; ter dormido no mínimo 6 horas na noite anterior e não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação.

Outras informações sobre os critérios para doação pelowww.hemominas.mg.gov.br ou pelo telefone 155.