terça-feira, 25 de junho de 2013

Tratamento especial


25/06/2013 - 09h58

Seguridade debate projeto que dá tratamento especial a doente renal crônico

A Comissão de Seguridade Social e Família discute nesta tarde o Projeto de Lei 1178/11, do deputado Jesus Rodrigues (PT-PI), que equipara, para efeitos legais, os doentes renais crônicos às pessoas com deficiência, para que tenham direito a tratamento especial principalmente nas áreas de saúde, educação, transporte, mercado de trabalho e assistência social. Também será debatida a situação dos pacientes renais crônicos no Brasil.

A deputada Carmen Zanotto (PPS-SC) - que é relatora do projeto - propôs o debate com entidades que representem os doentes renais crônicos e as pessoas com deficiência.

O deputado Geraldo Resende (PMDB-MS) sugeriu ampliar a discussão para avaliar também o atendimento dispensado aos pacientes com insuficiência renal crônica na rede pública de saúde e o alto custo dos medicamentos para tratar a doença. O parlamentar lembra que, em dez anos, a taxa de morte de doentes renais crônicos aumentou 38%.

Foram chamados para discutir o tema:
- o presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia, Daniel Rinaldi dos Santos;
- o diretor técnico da Associação Brasileira dos Centros de Diálises e Transplantes, Paulo Luconi;
- o representantes da Associação Pró-Renais Crônicos do Brasil Renato Jesus Padilha;
- o representante do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência da Presidência da República Janilton Fernandes Lima; e
- um representante do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência da Presidência da República e do Ministério da Saúde.

A audiência será realizada no Plenário 7, às 14h30.

Íntegra da proposta:

Da Redação/ND
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'

Nenhum comentário:

Postar um comentário