Cinco casos de mortes por H1N1 são confirmados em Uberaba (MG)

Renata Tavares
Do UOL, em Uberlândia 

A Secretaria de Saúde de Uberaba, no Triângulo Mineiro, a 477 quilômetros de Belo Horizonte, confirmou na tarde de ontem cinco mortes causadas pela influenza H1N1. Os óbitos foram registrados entre os meses de maio e junho, deste ano. Entre as vítimas está uma mulher de 56 anos, uma jovem de 26, uma idosa de 83 anos, um homem de 32 anos e outro de 43.

O secretário Fahim Sawan informou que as vítimas estavam internadas em Uberaba, porém duas delas são moradoras de cidades vizinhas. "Estamos aguardando o resultado de outros quatro exames, que foram feitos na semana passada", disse.

Sawan disse ainda que outros 31 pacientes estão internados nos hospitais da cidade com suspeita da doença. Por causa dos números, segundo ele, foi decretado estado de emergência na cidade.

"Não estamos preparados para epidemia e estamos preocupados com a situação em Uberaba. O decreto foi feito para que a gente possa se prevenir de um surto ou uma epidemia.", afirmou.

A preocupação, conforme Fahim Sawan, vem da falta de leitos no município. Segundo ele, ao todo são 400 em todos os hospitais da cidade. "Nós temos um deficit de 600 leitos e precisamos atender também a toda a região, não somente Uberaba. Nós não temos leitos suficientes para atender a toda essa demanda".

Na terça-feira o município divulgou que as doses da vacina contra a influenza H1N1 e H3N2 acabaram e que por isso estavam suspensas a vacinação. O secretário informou que já foi feito um novo pedido para os governos Estadual e Federal e que os postos de saúde estão abastecidos com o medicamento Tamiflu.

Medidas

Para tentar amenizar o problema na cidade, Sawan informou que foi criado um Comitê Permanente de Gerenciamento de Crise, composto por secretarias municipais e instituições que serão convidadas, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Câmara Municipal.

"Esse é um momento em que toda a população deve ficar atenta. Todos nós devemos orientar as pessoas quanto aos procedimentos corretos no sentido de evitar contatos mais próximos e cuidados com a higienização", afirmou Fahim Sawan.