domingo, 23 de junho de 2013

Salto de 20 anos


A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais lançou nesta quinta-feira, 13/06, o programa “Ecos dos Gerais”, que possibilita a utilização da Ultrassonografia “Point-of-Care” (ultrassonografia no local de tratamento do paciente) na Macrorregião Norte do Estado. O projeto é uma parceria com o grupo Winfocus (World Interactive Network Focused on Critical Ultrasound), organização sem fins lucrativos, presente em mais de 50 países.

O Secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, destacou a inovação em saúde que o projeto “Ecos dos Gerais” propõe. “Diante de tantos desafios, é importante ter a convicção de que estamos no caminho certo. Essas são ações absolutamente inovadoras e só com muita convicção é que nós podemos ter a ousadia de fazer propostas assim”, afirma. 

O programa “Ecos dos Gerais”, que está sendo implantado de forma pioneira no país, permitirá a realização de ultrassonografia em todas as portas de entrada de urgência e emergência da macrorregião norte do Estado, inclusive dentro das unidades de atendimento móvel do SAMU, com acompanhamento e monitorização das imagens em tempo real por meio de uma Central de Regulação. A tecnologia utilizada é simples e de fácil acesso, com possibilidade de diagnósticos mais seguros, de forma compartilhada e sustentável.

De acordo com Rasível dos Reis Santos Júnior, Coordenador de urgência e Emergência da SES/MG, o programa, que propõe uma nova metodologia para a utilização da ultrassonografia, trará um impacto imenso no Sistema Único de Saúde (SUS). “Essa é uma nova e importante ferramenta que auxiliará na gestão clínica do paciente e colaborará para a tomada de decisões do médico durante o atendimento”. Segundo Rasível, o programa servirá de base para a implantação de ultrassonografia na beira de leitos nos lugares mais remotos do mundo.

Salto de vinte anos

O projeto também engloba a capacitação de profissionais para a utilização da tecnologia e disseminação de conhecimento. Durante a implantação do projeto piloto, iniciado no ano passado, 40 profissionais foram capacitados através do grupo Winfocus, e a partir do próximo mês, serão treinados mais de 300 médicos.  O responsável pela aplicação e disseminação da metodologia do grupo Winfocus Lucas Neri, destaca a importância da inovação para a evolução na saúde do Estado. “Para ter um sistema de saúde de qualidade é preciso ter a capacidade de inovação, de abrir-se a novas ideias”, afirma.

Geovanni Cesana, Chefe da Central de Regulação e da Rede de Urgência e Emergência de Milão destaca a facilidade do acesso à saúde de qualidade proposta pelo “Ecos dos Gerais”. “Estamos dando um salto de vinte anos, indo diretamente para o futuro, através deste novo modelo de medicina, mais eficaz e sustentável”, afirma. A nova metodologia para a utilização da ultrassonografia utilizada no programa “Ecos dos Gerais” é importada do grupo Winfocus.  

Por Jéssica Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário