quinta-feira, 27 de junho de 2013

Cuidador de Idosos

Publicada em 27/06/2013

Cetas-RO inicia Curso de Qualificação em Cuidador de Idosos

O Centro de Educação Técnico Profissional na Área da Saúde (Cetas), em Rondônia, iniciou o Curso de Qualificação em Cuidador de Idosos, contemplando os 52 municípios do estado. O objetivo é capacitar 300 profissionais na área da saúde, entre técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde que atuam na atenção básica. O curso, organizado em 180 horas, foi iniciado no dia 13 de maio, em Porto Velho.
 
Segundo a enfermeira Maria de Nazaré Carneiro, coordenadora do curso, a qualificação vem ao encontro das diretrizes estabelecidas no Pacto pela Vida de 2006 e da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, uma vez que possibilita aos profissionais de saúde que atuam na prevenção e recuperação uma visão ampliada sobre a saúde e o processo de envelhecimento, abarcando aspectos relativos à saúde física e à capacidade cognitiva, afetiva, social e funcional dessa fase da vida. “A formação dos trabalhadores nessa área é uma importante estratégia de promoção da saúde da população idosa”, observa a diretora geral do Cetas, Angelita Mendes.
 
Para a realização do Curso de Qualificação em Cuidador de Idosos, o Cetas conta com recursos do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps) do Ministério da Saúde, que tem como finalidade promover a qualificação e a habilitação dos servidores do SUS nas mais diversas áreas da saúde de todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário