quinta-feira, 27 de junho de 2013

Porque será que os estados não seguem este exemplo?

Publicada em 27/06/2013

ETUS-AC forma técnicos em agentes comunitários de saúde

A Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, no Acre, vinculada ao Instituto Dom Moacyr, certificou como técnicos 70 agentes comunitários de saúde do município de Sena Madureira, abrangendo as áreas urbana e rural da cidade. A cerimônia de formatura foi realizada no dia 19 de junho, com a presença do diretor-presidente do Instituto Dom Moacyr, Marco Brandão, do prefeito do município, Mano Rufino, e da diretora da ETSUS-AC, Anna Lúcia Abreu.
 
A formação técnica foi realizada com recursos do governo do estado do Acre e foi composta por jovens e adultos — a maioria não tinha o Ensino Médio concluído e realizaram a elevação da escolaridade concomitante à formação profissional.
 
 Moradora da zona rural de Sena Madureira, Laide Vicente foi uma das alunas a concluir o curso. Ela trabalha acompanhando 52 famílias nos seringais Porangaba e Curitiba, no Alto Rio Yaco. “Sou filha de parteira tradicional, sempre admirei o trabalho de minha mãe, ajudando as pessoas. Fui voluntária por um tempo, na área da saúde, depois passei no concurso. Chego a ficar de 15 a 20 dias fazendo visitas nos varadouros, e vale a pena saber que as orientações que estou passando podem salvar vidas”, comemorou. 
 
Vale lembrar que o agente comunitário de saúde é o profissional responsável pelo acompanhamento das famílias com o objetivo de fortalecer a atenção básica, de forma preventiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário