domingo, 9 de junho de 2013

O que é?


A verdade sobre apneia - como tratar a doença do sono?

4/6/2013




A verdade sobre apneia - como tratar a doença do sono?
Stock xchng
Obesidade não é o principal fator de risco; carne esponjosa, amídalas grandes, o posicionamento dos ossos e a própria língua impedem a passagem de ar.

O primeiro sintoma é o ronco. A glicemia está alterada, mas não é diabetes; o peso e colesterol aumentaram e o problema não é do coração. A pessoa acorda diversas vezes à noite, perde a libido sexual, engorda...afinal, que doença é essa? “Os sintomas da apneia confundem até hoje o diagnóstico dos próprios médicos”, afirma a doutora Andréa Berder. “Falta uma visão multidiciplinar de diferentes áreas médicas para avaliar o quadro clínico de cada paciente”, explica.

Doura Andrea Beder esclarece o assunto:

O que é apneia?
É a interrupção ou diminuição da respiração. A apneia obstrutiva do sono (AOS), a mais comum, é geralmente caracterizada por pausas respiratórias superiores à 10 segundos, que acontecem mais de cinco vezes durante apenas uma hora de sono.

O que provoca apneia?
A falta de ar pode ser provocada por falhas nas vias aéreas superiores, como por exemplo: formação de carne esponjosa, desvio septal, amídalas grandes ou até mesmo o posicionamento errado da língua e principalmente a deformidade da estrutura óssea que não encaixa perfeitamente.

Operei as amídalas e tirei a carne esponjosa, mas continuo roncando. O que fazer?
Nestes casos a pessoa nunca fechou a boca direito! O otorrino cuida das amídalas e carnes esponjosas, mas na maioria das vezes a formação óssea do paciente é desarmônica e o espaço para passagem do oxigênio é muito estreito, então precisa de correção. A cirurgia ortognática vai harmonizar a estrutura óssea para o ar chegar melhor até os pulmões, assim os roncos param.

A obesidade é a principal causadora da apneia?
Não, porém a apneia também pode causar a obesidade. Quando uma pessoa engorda, acumula gordura em volta da traqueia, dificultando a passagem de ar, além de deixar a língua maior e os músculos da laringe mais flácidos. O aumento de gordura no abdômen também diminui a expansão da caixa torácica, entrando menos ar nos pulmões, o que provoca maior esforço para respirar.

Sempre fui magro, porque engordei 6 quilos em apenas um ano?
Pessoas acordaram de 15 a 20 vezes na noite, sentem sede, o exame de glicose sai alterado porque geralmente a pessoa consome mais durante o dia para repor o gasto noturno. Por isso as pessoas engordam.

Quais são os sintomas da apneia?
Boca seca ao acordar, sonolência diurna expressiva, queda do rendimento nas atividades diárias, cansaço, perda de libido sexual, dificuldade de concentração, aumento de peso. Em crianças, a apneia provoca irritabilidade, hiperatividade e déficit de atenção escolar, entre outros.

Porque é difícil diagnosticar a apneia?
Os sintomas como boca seca, sobrepeso e aumento de colesterol, por exemplo, fazem com que o paciente na maioria das vezes procurem o cardiologista ou clínico geral, que diagnosticam a diabetes ou problema do coração, porém é necessário uma análise mais aprofundada que pode diagnosticar que estas doenças foram na verdade causadas pela apneia.

Como prevenir a apneia?
O ideal é começar a tratar na infância ou adolescência. Quando o dentista observar o desalinhamento ósseo no paciente, é importante indicar o uso de aparelhos ortopédicos para corrigir o crescimento facial.

Quais exames o médico deve pedir para diagnosticar a doença?
O ideal é pedir vários raio x, uma documentação que vai dar as medidas da anatomia facial. A rede pública disponibiliza oferece O exame de polissonografia, que mede quantas vezes por hora a pessoa deixa de respirar durante o sono. Quando isso acontece mais de 30 vezes por hora, o caso é considerado grave.

Quais são as consequências da apneia?
Prejudica a qualidade de vida, aumento de peso, pressão arterial, aparecimento de doenças metabólicas como a diabete, dificuldade em perder peso, riscos cardiológicos ou cardiovasculares (infarto do miocárdio), neurológicos AVC, impotência sexual e morte súbita. Foi observado também acidentes fatais de trânsito e no trabalho, devido a sonolência diurna.

Fonte: Dra Andréa Berder, formada pela Universidade de Uberaba, mestre em implantodontia e especialista em cirurgia Trauma Buco Maxilo Facial e ortognática

Nenhum comentário:

Postar um comentário