Homem de 45 anos é a primeira vítima da gripe A em Porto Feliz (SP)

 
 
 
Fabiana Marchezi
Do UOL, em Campinas 

Um homem de 45 anos é a primeira vítima da gripe A (H1N1) no município de Porto Feliz (a 117 km de São Paulo). De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, a vítima passou pela Santa Casa de Porto Feliz no último dia 21 e, em seguida, foi encaminhada para internação em um hospital particular de Sorocaba (a 95 km de São Paulo), no qual faleceu na última quinta-feira (30). O diagnóstico foi confirmado nesta segunda-feira (3) pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

Segundo a Secretaria de Saúde da cidade, após a morte, mais de 230 pessoas – entre familiares e colegas de trabalho da vítima– foram vacinadas preventivamente. Por enquanto, o município não registra nenhum outro caso suspeito da doença. A prefeitura não soube informar se o homem fazia parte do grupo de risco, tampouco se havia sido vacinado contra a doença.

"O município já requisitou um novo lote de vacinas para dar continuidade à imunização dos grupos de risco - profissionais da saúde, crianças de seis meses a dois anos, gestantes, puérperas, idosos e doentes crônicos – e também inciamos buscativa na região onde o homem morava", infomou Rogéria de Paula Gomes, Secretária de Saúde do município.

Porto Feliz não atingiu a meta recomendada pelo Ministério da Saúde. Até o último dia 31 de maio, apenas 6.387 pessoas dos grupos de riscos (78,66%) foram vacinadas. A maior diferença ficou entre os idosos, com imunização de 76,71% (4.443 pessoas). A vacinação teve maior alcance entre as crianças, com 83,42% (820). O município tem 49 mil habitantes.

Nas unidades básicas de saúde, nos postos de saúde e nos bairros em que há abrangência do Programa Saúde da Família (PSF) será intensificada campanha de conscientização dos riscos e dos cuidados com a gripe.

Estado

Até o último dia 22 de maio, foram registrados 83 óbitos pela doença em todo o Estado de São Paulo, sendo 29 (35%) na capital paulista. Neste mesmo período foram confirmados 511 casos da gripe A (H1N1) no Estado, sendo que 273 deles, ou 53,5%, na capital.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo informou nesta segunda-feira (3) que a campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o próximo dia 15. De acordo com balanço da pasta, baseado nos dados informados pelos municípios paulistas, desde o início da campanha até esta segunda-feira (3), 8,1 milhões de pessoas já foram vacinadas em todo o Estado.

A cobertura vacinal é menor entre as gestantes, com 356,7 mil doses aplicadas, o que significa 77,93% da meta para este grupo. Pacientes com doenças crônicas também devem procurar um posto de vacinação mais próximo para serem imunizados contra a gripe. Desde o início da campanha, 1,9 milhão de doentes crônicos receberam a vacina.

Entre os demais públicos-alvo da campanha, já foram vacinados, em todo o Estado de São Paulo, 4 milhões idosos com 60 anos ou mais; 808,1 mil crianças a partir dos seis meses e menores de dois anos de idade; 883,8 mil trabalhadores da saúde; 80,8 mil puérpuras e 5,5 mil indígenas.