sexta-feira, 14 de junho de 2013

Processo educacional


Aprendizagem: a qualquer hora, em qualquer lugar

Tomando-se como referência alguns dos princípios da Teoria da Aprendizagem, especificamente os que estabelecem que a aprendizagem é resultante da motivação e da capacidade do aluno em aprender, infere-se que o processo aprendizagem é influenciado pela disposição e pela atenção que o aluno possa ter para tal fim bem como, do seu modelo mental desenvolvido e estimulado durante todo seu processo educacional.

Deste modo uma experiência vivenciada, compartilhada ou mesmo relatada por outra pessoa, um filme, um livro, reuniões familiares entre outros acontecimentos constituem-se em oportunidades que se tem para aprender. Esta disposição em aprender continuamente é um hábito que deve ser cultivado tornando-se algo cotidiano em nossas vidas.

Recentemente, o mundo das artes disponibilizou dois filmes que muito podem contribuir para o desenvolvimento de líderes: Lincoln e Les Miserables.

Em Lincoln teve-se a oportunidade de se refletir sobre o processo de gestão, de decisões, de competências e de política que se constituem em atributos inerentes à atividade de liderança. Em termos de lições aprendidas pode-se destacar que ao líder exige-se dentre outras competências:

- Capacidade de negociação: de reconhecer que é preciso ceder e abrir mão de suas crenças em função de uma coletividade, onde todos os envolvidos saiam ganhando. É possível alinhar-se objetivos organizacionais e objetivos individuais e deve ser uma atividade constante da liderança.

- Foco no objetivo principal: aprender que se eu não sei para onde ir, qualquer caminho serve. Ter sempre em mente as prioridades e os resultados que se deseja obter e gerar esforços para consegui-los. Saber eleger prioridades e ter a capacidade de visualizar o impacto que cada ação pode causar nos resultados desejados.

- Assunção de riscos: a atividade de liderança inclui que se assumam os riscos provenientes das escolhas e das decisões tomadas, assumindo também as consequências que poderão advir destas decisões. Faz parte da aprendizagem os erros e os acertos. E, muitas vezes, se aprende mais com os erros do que com os acertos.

- Capacidade de ouvir: desenvolver a capacidade de estar no lugar do outro - a empatia, de ver as coisas sob o olhar do outro, para que se entenda e compreenda o contexto como o outro está visualizado. Isto pode não ser uma tarefa fácil, mas é fundamental para se obter resultados por meio de pessoas. Exige constante diálogo e negociação.

- Concessão de poder: a liderança é, antes de tudo, uma concessão de poder reconhecendo que em determinados momentos tem-se que conceder ao outro o poder de conduzir algo, pois existem mais conhecimento e competência no assunto debatido no momento. Em outro contexto tem-se que assumir sozinho o comando das ações, para que possa alcançar os resultados esperados.

Saber conciliar interesses, administrando conflitos que fazem parte das relações entre pessoas. Reconhecer que somente se cresce pelas diferenças e não pela igualdade, logo o conflito pode ser muito benéfico e se constituir em uma grande oportunidade de crescimento pessoal e profissional.

Sem se pretender estender muito sobre o assunto, são muitas as lições que se pode apreender e, ao mesmo tempo, se divertir. Concilia-se, pois diversão e aprendizagem.

Quanto ao filme Les Miserables além de algumas lições sobre liderança há que se destacar a oportunidade em poder compreender a reação que as pessoas podem ter em situações de opressão. Fazendo uma ponte com as organizações com estilos de lideranças predominantes autoritários e abusando do poder, pode-se imaginar os sentimentos que despertam nos colaboradores e nas consequências futuras que tais ações poderão causar.

A dinâmica hoje presenciada nas organizações é relacional. Qualquer coisa afeta logo a mente e o coração das pessoas. Como é possível obter resultados de pessoas se elas não estão inteiras naquilo que fazem? Há que se reconhecer a interdependência de inúmeras variáveis que condicionam o comportamento e o desempenho humano. As lideranças tem um papel fundamental neste contexto e precisam exercê-lo com maestria.

No meio acadêmico fala-se em interdisciplinaridade e em transdisciplinaridade. Através da interdisciplinaridade pode-se desenvolver a visão sistêmica nas pessoas tão necessárias nos dias de hoje e outra competência exigida dos líderes.

Morin (2000) comenta sobre a transdisicplinaridade destacando que surgiu em função da necessidade das disciplinas comunicarem-se umas com as outras e que "o saber é para ser refletido, meditado, discutido e criticado por espíritos humanos responsáveis". Baseando-se nestas ideias entende-se que reforça que a aprendizagem pode sim ocorrer em qualquer que seja o lugar onde se esteja e a qualquer hora. Basta apenas que se esteja atento e aberto para isto.

Não se pretende esgotar este assunto com este texto, apenas em proporcionar uma chance, uma provocação para que seja ampliado, refletido, criticado, debatido e que leve a processo de aprendizagem.

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