domingo, 29 de abril de 2012

Sem comentário

Lançamento

Posted: 27 Apr 2012 09:51 AM PDT
A secretária-executiva adjunta do MPS, Elisete Berchiol, disse que o plano irá ajudar à redução de acidentes de trabalho.
 Foto: Nicolas Gomes

O Brasil conta agora com mais um instrumento para promover a segurança e a saúde do trabalhador. Trata-se do Plano Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho (Plansat), lançado nesta sexta-feira (27) pelos ministérios da Previdência Social, Saúde e Trabalho e Emprego, durante as comemorações do Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, em Brasília (DF). O plano foi elaborado pela Comissão Tripartite de Saúde e Segurança no Trabalho (CTSST), que conta com representantes do Governo, dos empregadores e dos trabalhadores.
A diretora da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Laís Abramo, ressalta que não se pode falar em trabalho decente sem um foco central em saúde e segurança no trabalho. “Mais uma vez o Brasil, com esse plano, mostra que está fazendo um esforço grande para transformar isso tudo em realidade”, disse.
O dia 28 de abril é marcado, em todo o mundo, pela defesa de um ambiente de trabalho seguro e com qualidade. A data faz referência à explosão de uma mina que matou 78 mineiros, há 40 anos, na cidade de Farmington, estado da Virgínia, nos Estados Unidos, o que a transformou no Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) também instituiu, em 2003, a data como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.
Já o ministro interino do Trabalho e Emprego, Paulo Roberto Pinto, assinalou os resultados de ações conjuntas de governo: “Em 2012, a área de fiscalização em saúde e segurança no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego fiscalizou, aproximadamente, 540 empresas por dia. Ao final do ano, teremos fiscalizado mais de 130 mil empresas. A ação conjunta do governo vem produzindo resultados. Temos que promover a conscientização do empregador que, em função do lucro, não se pode abrir mão da segurança do trabalhador. E conscientizar o trabalhador para que use o equipamento de segurança, mesmo que este seja incômodo”, afirmou.
Conheça o Plansat – O Plano Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho é composto por oito objetivos e dividido em tarefas de curto, médio e longo prazos, além de um conjunto de tarefas de caráter permanente. A educação continuada é uma das diretrizes do Plansat e prevê a inclusão de conhecimentos básicos em prevenção de acidentes e Saúde e Segurança no Trabalho no currículo do ensino fundamental e médio da rede pública e privada.
“O Plansat veio para melhorar a cada dia o nosso ambiente de trabalho. Que nós tenhamos a oportunidade de, no próximo ano, vislumbrar os efeitos desse plano com a redução no número de acidentes de trabalho. Que a gente possa ser um agente de transformação e melhoria”, destacou a secretária-executiva adjunta do Ministério da Previdência Previdência Social, Elisete Berchiol Da Silva Iwai.
A política foi elaborada por uma Comissão Tripartite formada por representantes do governo, das principais organizações que representam empregadores (Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil, Confederação Nacional da Indústria, Confederação Nacional das Instituições Financeiras, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e Confederação Nacional do Transporte) e dos trabalhadores (Central Única dos Trabalhadores, Central-Geral dos Trabalhadores do Brasil, Força Sindical, Nova Central Sindical dos Trabalhadores e União Geral dos Trabalhadores). A formalização se deu por Decreto assinado pela presidenta Dilma Rousseff, no dia 7 de novembro de 2011 (Decreto nº 7.602).
O esforço conjunto está de acordo com a Convenção n.º 155 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que dispõe sobre Segurança e Saúde dos Trabalhadores e o Meio Ambiente de Trabalho e estabelece o dever do Estado-Membro de elaborar uma política nacional sobre o tema; e com o Plano de Ação Mundial sobre a Saúde dos Trabalhadores da Organização Mundial da Saúde (OMS), que reforça a necessidade de uma política com coordenação intersetorial das atividades na área. A execução das diretrizes está embasada na atuação dos órgãos governamentais envolvidos por meio de plano de ações.
Para a rotina do trabalhador, por exemplo, serão adotados dispositivos legais e princípios comuns de saúde e segurança no trabalho (SST) para todos os trabalhadores (do setor público e privado), independentemente de sua inserção no mercado, com elaboração, aprovação, implementação e fiscalização conjunta do poder público, em processo dialogado com as organizações dos empregadores e dos trabalhadores.
Comissao tripartite – Instituída em 2008, a Comissão Tripartite de Saúde e Segurança no Trabalho é composta paritariamente por representações de governo, trabalhadores e empregadores, e atua para assegurar a ação coerente do Estado na promoção do trabalho seguro e saudável e na prevenção dos acidentes e doenças relacionados ao trabalho. A coordenação é efetuada pelos representantes de governo, em sistema de rodízio anual.
Em sua composição estão representados os três ministérios (Trabalho e Emprego, Previdência Social e Saúde), empregadores (Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil, Confederação Nacional da Indústria, Confederação Nacional das Instituições Financeiras, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e Confederação Nacional do Transporte) e trabalhadores (Central Única dos Trabalhadores, Central-Geral dos Trabalhadores do Brasil, Força Sindical, Nova Central Sindical dos Trabalhadores e União Geral dos Trabalhadores).
Número de acidentes de trabalho – Em 2010 foram registrados 701.496 acidentes de trabalho, enquanto que em 2009 foram 733.365, uma diminuição de 4,35%. Em relação aos acidentes de trabalho liquidados – cujo processamento se dá no ano em que é concluído todo o processo –, houve redução dos acidentes causadores de incapacidade permanente (de 14.605 em 2009 para 14.097 em 2010). O número de mortes aumentou, passando de 2.560 para 2.712.
Quando analisados por regiões, verifica-se que a maioria dos acidentes registrados ocorreu na Região Sudeste (378.564); vindo em seguida as Regiões Sul (156.853); Nordeste (89.485), Centro-Oeste (47.374) e Norte, com 29.220 acidentes notificados. Vale lembrar que é no Sudeste e no Sul que se concentra o maior número de trabalhadores formalizados do país.
Algumas ações adotadas atualmente no combate aos acidentes de trabalho
• Combate à subnotificação, com a obrigação do INSS de verificar a acidentalidade mediante a checagem dos nexos acidentários das Listas A e B das doenças profissionais e do Trabalho e do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP).
A notificação mais precisa possibilita conhecer melhor a realidade dos ambientes de trabalho e combater de forma mais eficiente as doenças.
• Fator Acidentário de Prevenção, o FAP, é um importante instrumento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalhado. O fator acidentário é um multiplicador, que varia de 0,5 a 2 pontos, a ser aplicado às alíquotas de 1%, 2% ou 3% da tarifação coletiva por subclasse econômica, incidentes sobre a folha de salários das empresas para custear aposentadorias especiais e benefícios decorrentes de acidentes de trabalho.
O FAP varia anualmente e é calculado sempre sobre os dois últimos anos de todo o histórico de acidentalidade e de registros acidentários da Previdência Social, por empresa. Esta metodologia não trouxe qualquer alteração na contribuição das pequenas e microempresas, já que elas recolhem os tributos pelo sistema simplificado, o Simples Nacional.
A nova metodologia foi aprovada pelo Plenário do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) em 2010 e está em vigor desde janeiro de 2011.
• Desde maio de 2008, há uma atuação conjunta dos Ministérios da Previdência, Trabalho e Saúde, por intermédio da Comissão Tripartite de Saúde e Segurança no Trabalho (CTSST).
Na CTSST, além dos representantes do Governo Federal nas áreas de Previdência, Saúde e Trabalho, há a participação paritária das centrais sindicais e das representações empresariais mais importantes. A comissão está priorizando sua ação no combate às mortes e invalidez permanente nos locais de trabalho em dois setores econômicos mais críticos: indústria da construção civil e transporte.

(Natália Almeida e Talita Lorena)

Veja se o seu Estado e Município foram citados

Disponibilizamos hoje, dia 25 de Abril, 08 Novas Normas


Pelo Gabinete do Ministro - GM
PORTARIA Nº 793, DE 24 DE ABRIL DE 2012
Esta Portaria institui a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, por meio da criação, ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas com deficiência temporária ou permanente; progressiva, regressiva, ou estável; intermitente ou contínua, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA
PORTARIA Nº 616, DE 24 DE ABRIL DE 2012
Ficam aprovadas, nos termos desta Portaria, as normas complementares relativas ao funcionamento e à ordem dos trabalhos das reuniões da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA.

Pela Fundação Oswaldo Cruz - FOC
PORTARIA Nº 346, DE 16 DE ABRIL DE 2012
Estabelecer e difundir as Diretrizes da Política de Segurança da Informação e Comunicações no âmbito da Fiocruz, inclusive em seus Institutos, visando à orientação quanto ao uso adequado das informações e dos recursos de tecnologia da informação que as suportam, evitando impactos prejudiciais às atividades finalísticas e à Gestão da Instituição.

Pela Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
PORTARIA Nº 362, DE 24 DE ABRIL DE 2012
Fica concedida autorização ao Banco de tecido ocular humano do estabelecimento de saúde a seguir identificado:
PORTARIA Nº 363, DE 24 DE ABRIL DE 2012
Fica incluída na equipe de transplante habilitada pela Portaria SAS/MS nº 407, de 20 de agosto de 2010, publicada no DOU Nº 162, de 24 de agosto de 2010, Seção 1, página 92, o membro abaixo conforme nº do SNT 1 01 06 DF 05:
PORTARIA Nº 364, DE 24 DE ABRIL DE 2012
Fica incluída na equipe de transplante habilitada pela Portaria SAS/MS nº 370, de 30 de julho de 2010, publicada no DOU Nº 147, de 3 de agosto de 2010, Seção 1, página 62, o membro abaixo conforme nº do SNT 1 11 10 GO 03:
PORTARIA Nº 365, DE 24 DE ABRIL DE 2012
Fica incluída na equipe de transplante habilitada pela Portaria SAS/MS nº 599, de 4 de novembro de 2010, publicada no DOU nº 212, de 5 de novembro de 2010, Seção 1, página 70, os membros abaixo conforme nº do SNT 1 11 02 RS 27:
PORTARIA Nº 366, DE 24 DE ABRIL DE 2012
Fica concedida renovação de autorização para realizar retirada e transplante de pâncreas ao estabelecimento de saúde abaixo identificado:

Evento

Congresso do Conasems vai acontecer entre os dias 11 e 14 de junho, em Maceió.

Estão abertas as inscrições para o XXVIII Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e o IX Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não Violência do Conasems. A expectativa é reunir cinco mil participantes, entre gestores, técnicos, usuários e pesquisadores do SUS, para debater e mapear os desafios da saúde pública brasileira para os próximos anos.
O Congresso do Conasems acontecerá entre os dias 11 e 14 de junho, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, na capital alagoana. Para o presidente do Conasems, Antônio Figueiredo Nardi, a participação de todos é fundamental para o bom andamento do SUS nos municípios brasileiros.
"O encontro é uma oportunidade para todos que vivem o Sistema Único de Saúde, pela diversidade de informações sobre as diretrizes e políticas do governo federal, estados e municípios, aplicadas atualmente no país. Presente nos debates, mesas, oficinas e palestras o gestor fica munido de conhecimento tem autonomia para apresentar soluções aos desafios impostos na saúde pública de sua cidade", ressaltou o presidente.
Pedro Madeiro, presidente do Cosems de Alagoas, acredita que Congresso em Maceió vai entrar para a história dos grandes eventos do Conasems. "Teremos a participação ativa do Ministério da Saúde, de autoridades de todas as esferas de governo, além dos secretários de saúde de todo o país, todos fazendo um importante debate sobre as políticas do SUS. Estamos honrados em sediar este Congresso em nossa capital e acreditamos que ele vai nortear muitos gestores sobre as boas práticas de saúde", enfatizou.

Fonte: Conasems

Você sabe o que é RPG?













 Twitter Facebook Orkut Youtube LinkedIn BSG World Sonico Plaxo






Reeducação Postural Global



Reeducação Postural Global  
 
 
Para uma boa postura é preciso que você esteja alinhado com o eixo de gravidade
 
O mundo está numa velocidade assustadora, temos a sensação de que corremos nessa mesma velocidade e esquecemos de pequenos cuidados com o corpo.

Por exemplo, caminhar e sentar ou abaixar para pegar um objeto são ações comuns mas que se não forem feitas corretamente podem nos causar problemas. Até olhar para o lado, numa paquera, pode causar uma má postura. O fisioterapeuta Marzil Avila Filho especialista em Reeducação Postural Global, explica como surgiu a Reeducação Postural Global e porque fazer RPG.

Fisioterapia
A fisioterapia existe desde o século passado. Para se tornar um fisioterapeuta, é preciso fazer um curso de graduação em fisioterapia. Aqui no Brasil a atividade tem mais ou menos 100 anos de prática e há aproximadamente 60 anos o curso é oferecido nas universidades.
A prática e o curso surgiram a partir da medicina, em função de que os pacientes de problemas ortopédicos e traumatológicos que tomavam medicação, a partir de certo momento, não sentiam mais os efeitos dos remédios, explica o fisioterapeuta.
No tratamento médico, é comum, no inicio, a dor passar, mas depois de um tempo a dor retorna e persiste, pois o organismo acaba se acostumando com os antiinflamatórios e os antibióticos. Assim, relata, notou-se a necessidade de fazer algum outro tipo de tratamento. Começaram a fazer alguns movimentos, um tanto aleatoriamente, para ver que resultados teriam. Foram feitos movimentos alternados, dependendo da articulação, e começaram a surgir resultados positivos. Estavam alcançando a cura sem medicação.

A fisioterapia trabalha muito manualmente, mas também utiliza muitos equipamentos, como ultra-som, TNS, laser, que agem mais internamente para diminuir inflamações de tendões, musculatura, nervos e outros, esclarece o profissional.

O que é e o que faz a RPG
Os desvios posturais podem ter inúmeras causas como os maus hábitos posturais ou profissionais, alterações congênitas ou adquiridas, e até fatores emocionais. Mas, seja qual for a causa, o desvio será fixado pela retração das estruturas relacionadas aos músculos estáticos, que são agrupados em um conjunto comumente chamado de cadeias musculares. Podemos pensar em nosso corpo como um quebra-cabeças, em que, se uma peça está fora do lugar, todo o conjunto se desequilibra. Assim quando alguma parte do corpo dói ou está muito tensa, todo o conjunto reage para compensar, e algumas peças acabam se contraindo, curvando, entortando...
A Reeducação Postural Global, técnica usada por fisioterapeutas para corrigir disfunções do sistema músculo-esquelético, tem como princípio tratar o indivíduo e não a doença, diz o fisioterapeuta Marzilio e é indicada para pessoas de todas as idades.
A RPG foi criada na França,na década de setenta, pelo fisioterapeuta Phillipe Souchard. O fisioterapeuta Marzil conta que certo dia Phillipe Souchard colocou um paciente em uma postura de alongamento e viu que houve melhora dos sintomas. Então, ele começou a estudar as cadeias musculares – o corpo é dividido em cadeias musculares inferiores e posteriores – e começou a observar a relação entre as posturas e as diferentes cadeias musculares. A partir daí criou o sistema, que consiste basicamente em oito posturas, sendo 6 principais e mais duas auxiliares. A técnica considera sistemas musculares e esqueléticos como um todo e procura tratar de forma individualizada músculos que são de estruturas diferentes (músculos dinâmicos e estáticos). A musculatura posterior ou estática está sempre contraída para a manutenção da postura e pronta para entrar em ação.

Diagnóstico e tratamento de problemas com RPG
Escolioses, hiperlordose, hipercifose, hérnia de disco, torcicolo, lombalgias, cervicalgias, artrose, bursites e tendinites, asma e bronquites, joelho varo e valgo, pé plano e cavo, dores nusculares, estresse, enxaquecas, entre outros, são problemas que podem ser tratados com Reeducação Postural Global com excelentes resutlados. O fisioterapeuta identifica os problemas a partir do relato de sintomas do paciente, observando visualmente o alinhamento corporal e percorrendo o sistema músculo-esquelético com as mãos.
Durante a fase de exploração e diagnóstico, se o profissional entender que os problemas têm relação com origens dentárias, oftalmológicas ou outras, encaminhará para os respectivos especialistas para avaliações específicas e retorno posterior.
 



Paciente: Desvio de coluna, escoliose (grave) e fraqueza muscular global pela idade, sedentarismo, artrose no joelho, quadril, a postura era muito curva









Há 7 meses fazendo fisioterapia com RPG, diz que se sente bem, com o equilíbrio bem melhor, já consegue levantar-se sozinho da cadeira e da cama.





A Reeducação Postural Global se baseia em um trabalho corporal ativo. São utilizadas oito posições, o corpo inteiro é colocado em estreitamento máximo para que sejam verificadas quais tensões se relacionam entre si. O tratamento com RPG é realizado através de posturas estáticas, com o objetivo de atuar neste conjunto de cadeias musculares de modo que os músculos estáticos sejam alongados, enquanto os dinâmicos devem ser contraídos. O profissional parte da conseqüência até a causa do problema, buscando reencontrar a boa morfologia corporal do paciente e solucionando os problemas decorrentes da má postura ela. As posições são feitas juntamente com exercícios respiratórios, e o paciente faz 80% do trabalho, seguindo a orientação do fisioterapeuta.
Uma torção de tornozelos, por exemplo, pode provocar uma futura dor no ombro, devido à sobrecarga que o ato de mancar exerce sobre os demais músculos. O tratamento é individualizado e as sessões são semanais, durando aproximadamente uma hora cada. Os resultados aparecem geralmente na décima sessão e alcançam sucesso em até 90% dos casos.
Além disso, a técnica pode evitar as cirurgias. Um dos casos famosos em que a RPG faz a pessoas fugir das salas de cirurgia é a hérnia de disco, caracterizada pelo incômodo, dor ou fraqueza na região lombar. “Hoje em dia, de 100 pessoas com hérnia, uma patologia bastante comum, apenas 1% faz cirurgia. A maioria prefere o tratamento com o RPG”.

Importância da orientação
Um exercício mal feito por falta de orientação correta pode causar uma lesão grave, uma hérnia de disco, uma tendinite, uma bursite. O ideal é sempre ter o acompanhamento de um profissional, como o fisioterapeuta ou um educador físico, diz Marzil. São profissões diferentes, mas podem trabalhar em conjunto. O fisioterapeuta indica os exercícios, a quantidade de carga que deverá ser usada para ajudar na postura do paciente, e o educador físico poderá aplicar e orientar o paciente. No caso de acontecer algum problema postural, o fisioterapeuta terá condições de identificar o que aconteceu,e tem conhecimento para saber o que fazer.
Marzil alerta que, entretanto, nem todo fisioterapeuta pode aplicar RPG. O profissional de fisioterapia, uma vez graduado, deve fazer especialização em Reeducação Postural Global.  

Causas da má postura
A princípio se pensa que a má postura é um problema só na coluna, como escoliose, hiperlordose, hipercifose, dentre outras. Mas na verdade pode surgir a partir de problemas dentários, oculares e otológicos. Inflamação em um dente, uma prótese mal colocada ou a disfunção de ATM (Articulação Temporo-Mandibular) são causas comuns. Outras origens podem estar em problemas como o estrabismo ou déficit muscular ocular. Marzil exemplifica que, quando se olha mais para um lado do que para o outro, consequentemente sua cabeça gira mais para o lado de visão preferencial, o que pode ocasionar má postura. Otites crônicas também podem causar problema postural. Problemas nos pés, como joanete,  fazem com que a pessoa passe a pisar de maneira diferente para compensar ou minimizar a dor, fazendo com que o corpo se desalinhe em relação ao eixo de gravidade. “Para uma boa postura é preciso que você esteja alinhado com o eixo de gravidade”, declara.

Marzil Ávila Filho é fisioterapeuta pela Universidade Paulista e especialista em Reeducação Postural Global. Informações no site www.belezabemestar.com.br e contatos pelo e-mail marzil.fisio@gmail.com e telefone (11) 8929-2792.

Pessoas Especiais



Todos nós queremos ser pessoas especiais. Mais que uma questão de ter o ego saciado, sentir-se especial é sentir-se valorizado, diferente, mas de maneira enriquecedora.

Que somos únicos todo mundo fala. Não existem duas pessoas iguais, mesmo se a semelhança entre muitas pode ser extraordinária vez ou outra. Deus nos fez assim, diferentes, semelhantes e criaturas dele como todas essas maravilhosas coisas que nos cercam.

Mas acontece de nos sentirmos pequenos e insignificantes. Nem sempre sabemos lidar com nossos problemas e as coisas parecem tomar uma proporção muito maior do que são na realidade. Quantas vezes sentimos que o chão se abre sob nossos pés e nos perguntamos onde encontraremos forças para não cair! E nos perguntamos ainda onde outras pessoas conseguem encontrar forças, como conseguem, como levantam a cabeça, se erguem e vencem!

O que torna realmente uma pessoa especial em relação a outra não é o fato dela ter nascido com melhores condições. Se assim fosse, Jesus estaria entre a classe dos comuns, pois não poderia ter vindo ao mundo de maneira mais humilde.

O que torna uma pessoa especial é a sua vontade, convertida em capacidade de lidar com os tropeços da vida, as dúvidas, quedas, doenças e tantos outros impecilhos ao bem-viver. Para uns é mais fácil do que para outros sim, mas para todos é possível olhar para o Alto, se inclinar, trabalhar consigo e com suas emoções, dar a volta por cima e sair vitorioso.

O que nos segura e mantém vivos é a nossa fé, nossa esperança num amanhã ou numa eternidade que sabemos que está à nossa frente e nos espera. Como provar nossos conhecimentos se não passarmos por provas?

Cada dia quando fechamos a porta do último minuto e nos preparamos para o dia seguinte, é uma vitória alcançada.

Pessoas especiais aos olhos de Deus são as que não desistem, as que se voltam, recuam quando necessário e avançam quando preciso. São as que nunca perdem a coragem, mesmo nas aflições.

As que guardam a calma na tormenta porque tiraram da vida as lições, as que sabem que Deus não nos abandona, mas respeita, embora com tristeza, quando nos afastamos dEle.

Pessoas especiais abrem-se ao mundo e o abraçam. E por onde passam vão deixando rastros de luz, perfume de sabedoria, esperança para os que ficaram para trás, exatamente como deseja o coração de Deus.




~~Letícia Thompson~~

Atitude eficaz

TCE/MT reafirma resolução 67/2011 como critério para efetivação dos agentes de saúde
 
A presidência do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE/MT) convalidou nesta terça-feira a Resolução de Consulta 67/2011 e tornou sem efeito o ofício circular nº 09/2011, de 23 abril, encaminhado aos gestores municipais.
Com a atitude, a direção do tribunal informa os critérios que normatizam a efetivação dos agentes de saúde em todo Mato Grosso pelas prefeituras.

Na prática, informa o presidente da Frente Parlamentar Mista em Apoio aos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias, deputado federal Valtenir Pereira (PSB-MT), a resolução tira as dúvidas dos prefeitos sobre os critérios da admissão dos profissionais.
“A resolução e seu detalhamento é importante para ajudar os prefeitos a valorizarem e a realizarem a efetivação dos agentes nos moldes estabelecidos pela Emenda Constitucional 51/2006 e Lei federal 11.350”.
A lei regulamenta a atividade dos profissionais e, entre outros, veda contratação temporária ou terceirizada dos profissionais. A emenda trata da forma de admissão dos agentes de saúde.
O parlamentar informa ainda que as prefeituras recebem incentivo financeiro do Ministério da Saúde, atualmente no valor de R$ 871,00 por agente, para remuneração deles.
Valtenir informa ainda que o Tribunal de Contas “é um grande parceiro dos agentes comunitários de saúde”. Na segunda-feira, O deputado federal  e o senador Pedro Taques (PDT-MT) reuniram-se com o conselheiro Valter Albano para esclarecer pontos da legislação sobre os agentes de saúde.
A resolução
Com a resolução do TCE-MT é estabelecido o regime jurídico estatutário ou celetista, contratação de natureza permanente mediante processo seletivo público devidamente certificado, convalidação somente das contratações derivadas de processo seletivo público e a possibilidade de regularização de vínculo de agentes de agentes contratados antes da Emenda Constitucional 51/2006.
Em nota, a direção do TCE/MT esclarece que “o entendimento oficial externado pelo Tribunal de Contas sobre a matéria, em caráter normativo, é o constante da Resolução de Consulta nº 67/2011”.
Informações adicionais sobre a Nota de Esclarecimento do TCE/MT pode ser encontrada em  http://www.tce.mt.gov.br/conteudo/show/sid/73/cid/32759/t/Nota+de+esclarecimento+sobre+a+situa%E7%E3o+dos+Agentes+de+Sa%FAde

E a luta continua

Posted: 28 Apr 2012 06:09 AM PDT
PARALISAREMOS NESTA QUARTA DIA 02/05/2012 AS 08:00 HORAS DE FRENTE A SECRETARIA  MUNICIPAL DE SAUDE EM BUSCA DE NOSSO SALARIO, ISALUBRIDADE, RETROATIVO E ADICIONAL
PARALISAREMOS NESTA QUARTA DIA 02/05/2012 AS 08:00 HORAS DE FRENTE A SECRETARIA  MUNICIPAL DE SAUDE EM BUSCA DE NOSSO SALARIO, ISALUBRIDADE, RETROATIVO E ADICIONAL

PARALISAREMOS NESTA QUARTA DIA 02/05/2012 AS 08:00 HORAS DE FRENTE A SECRETARIA  MUNICIPAL DE SAUDE EM BUSCA DE NOSSO SALARIO, ISALUBRIDADE, RETROATIVO E ADICIONAL

PARALISAREMOS NESTA QUARTA DIA 02/05/2012 AS 08:00 HORAS DE FRENTE A SECRETARIA  MUNICIPAL DE SAUDE EM BUSCA DE NOSSO SALARIO, ISALUBRIDADE, RETROATIVO E ADICIONAL
ADACSE  MT  Vem Cumprimentar todos os AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE  de Cuiabá MT  e o  mesmo tempo Informar que o não cumprimento do combinado na ultima paralisação  informamos que  paralisaremos as atividades do ACS nesta quarta-Feira  dia 02 de maio apartir das 8 Horas da manhã em frente a Secretaria Municipal de Saúde se for necessário caminharemos até a Prefeitura e assim que for efetuado o pagamento retroativos de insalubridade do mês de Fevereiro de Alguns acs e Mes de Março de Todos acs e o Retroativo dos 871,00 Reais de Fevereiro e Março de 2012 então retornaremos as atividades normalmente informamos também que a não resposta referente ao adicional de fim de ano levaremos ao conhecimento do Ministerio Publico. CONTAMOS COM TODOS NESTA LUTA.


Presidente da ADACSE-MT DINORÁ MAGALHÃES

Evento

 CONGRESSO CAMPINENSE DE NEUROLOGIA, URGÊNCIA E EMERGÊNCIA.
 
CARGA HORÁRIA:
80 HORAS AULAS

LOCAL: AUDITÓRIO DAS DAMAS NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE - PB.
DATAS: 23 A 27 DE MAIO.

INFORMAÇÕES: JOÃO HERCULES
(83) 9607.4646 - 8712.1262 - 9338.1112
E-mail: epilepsiatemcura@bol.com.br
Site: www.aspeparaiba.com.br

INSCRIÇÕES:

REALIZADAS: UNESC – UFCG – FACISA E PELO SITE.

ESTUDANTE: R$ 120,00
PROFISSIONAL: R$ 240,00

Conhecendo

Epilepsia

É uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, que não tenha sido causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos. Durante alguns segundos ou minutos, uma parte do cérebro emite sinais incorretos, que podem ficar restritos a esse local ou espalhar-se. Se ficarem restritos, a crise será chamada parcial; se envolverem os dois hemisférios cerebrais, generalizada. Por isso, algumas pessoas podem ter sintomas mais ou menos evidentes de epilepsia, não significando que o problema tenha menos importância se a crise for menos aparente.

Sintomas


Em crises de ausência, a pessoa apenas apresenta-se “desligada” por alguns instantes, podendo retomar o que estava fazendo em seguida. Em crises parciais simples, o paciente experimenta sensações estranhas, como distorções de percepção ou movimentos descontrolados de uma parte do corpo. Ele pode sentir um medo repentino, um desconforto no estômago, ver ou ouvir de maneira diferente. Se, além disso, perder a consciência, a crise será chamada de parcial complexa. Depois do episódio, enquanto se recupera, a pessoa pode sentir-se confusa e ter déficits de memória. Tranqüilize-a e leve-a para casa se achar necessário. Em crises tônico-clônicas, o paciente primeiro perde a consciência e cai, ficando com o corpo rígido; depois, as extremidades do corpo tremem e contraem-se. Existem, ainda, vários outros tipos de crises. Quando elas duram mais de 30 minutos sem que a pessoa recupere a consciência, são perigosas, podendo prejudicar as funções cerebrais.

Causas

Muitas vezes, a causa é desconhecida, mas pode ter origem em ferimentos sofridos na cabeça, recentemente ou não. Traumas na hora do parto, abusos de álcool e drogas, tumores e outras doenças neurológicas também facilitam o aparecimento da epilepsia. 

Diagnóstico


Exames como eletroencefalograma (EEG) e neuroimagem são ferramentas que auxiliam no diagnóstico. O histórico clínico do paciente, porém, é muito importante, já que exames normais não excluem a possibilidade de a pessoa ser epiléptica. Se o paciente não se lembra das crises, a pessoa que as presencia torna-se uma testemunha útil na investigação do tipo de epilepsia em questão e, conseqüentemente, na busca do tratamento adequado.

Cura


Em geral, se a pessoa passa anos sem ter crises e sem medicação, pode ser considerada curada. O principal, entretanto, é procurar auxílio o quanto antes, a fim de receber o tratamento adequado. Foi-se o tempo que epilepsia era sinônimo de Gardenal, apesar de tal medicação ainda ser utilizada em certos pacientes. As drogas antiepilépticas são eficazes na maioria dos casos, e os efeitos colaterais têm sido diminuídos. Muitas pessoas que têm epilepsia levam vida normal, inclusive destacando-se na sua carreira profissional.

Outros Tratamentos


Existe uma dieta especial, hipercalórica, rica em lipídios, que é utilizada geralmente em crianças e deve ser muito bem orientada por um profissional competente. Em determinados casos, a cirurgia é uma alternativa.

Crises

Se a crise durar menos de 5 minutos e você souber que a pessoa é epiléptica, não é necessário chamar um médico. Acomode-a, afrouxe suas roupas (gravatas, botões apertados), coloque um travesseiro sob sua cabeça e espere o episódio passar. Mulheres grávidas e diabéticos merecem maiores cuidados. Depois da crise, lembre-se que a pessoa pode ficar confusa: acalme-a ou leve-a para casa.

Contatos: (83)9607.4646 – 8732.0950 – 9929.6559 - 8712.1262.
E-mail:epilepsiatemcura@bol.com.br/Aspeparaiba@hotmail.com

Vacina contra dengue

Instituto Butantan começa a testar em humanos vacina contra dengue PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Sex, 27 de Abril de 2012 18:17
 O Instituto Butantan vai iniciar até junho os ensaios clínicos da vacina contra dengue em humanos. O estudo, feito em parceria com o Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo USP), avaliará a segurança e a imunogenicidade (capacidade que uma substância tem de induzir uma reação de defesa do organismo contra determinada doença) da vacina, que é tetravalente, pois atua sobre os quatro tipos de vírus da dengue após a administração de apenas uma dose.
A estimativa do instituto é que a vacina esteja disponível para a população em três anos. Para os testes clínicos serão recrutados, a partir de abril, 300 voluntários de 18 e 50 anos de idade. Segundo o Butantan, os resultados dos testes de segurança serão obtidos logo no primeiro ano de análise, mas todos os voluntários serão acompanhados por um período de cinco anos após a vacinação.
“Esse é um passo muito importante para a saúde pública e para a ciência, representando um avanço significativo na prevenção da dengue. A vacina já se mostrou segura e imunogênica em estudos anteriores e esperamos obter o mesmo sucesso nessa nova etapa”, avaliou Alexander Precioso, diretor médico de Ensaios Clínicos do Instituto Butantan.
Hoje (28), a Secretaria de Saúde paulista divulgou mais um balanço da doença em São Paulo. De acordo com os dados, o número de casos registrados entre 1º de janeiro e a semana passada caiu 93% em comparação com o mesmo período do ano passado. O Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan) registrou 2.247 casos autóctones (com transmissão dentro do estado) de dengue.
No mesmo período do ano passado, houve 32.549 casos confirmados da doença. Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, lidera o número de casos informados à secretaria pelo Sinan (408), seguida pelos municípios de Pontal (300) e Potim (200). As regiões do Vale do Paraíba, de Ribeirão Preto e Araraquara concentram 67% dos casos de dengue no estado, com 1.350 confirmações.
Até o momento, foi confirmada uma morte por dengue no município de Pontal, região de Ribeirão Preto, ocorrida em janeiro. No ano passado, 50 pessoas morreram por causa da doença. Em 2010, foram registradas 140 mortes dengue. Dos 645 municípios paulistas, 490 não registraram nenhum caso da dengue até agora.
fonte:
http://www.midiamax.com/ 
 

Maior índice

sábado, 28 de abril de 2012

Fortaleza tem o maior índice de casos confirmado de dengue e emergência dos hospitais e unidades de saúdes lotadas.


Em Fortaleza e no interior do Ceára foram registradas cinco mortes por dengue, sendo dois óbitos causados por dengue hemorrágica e três por dengue clássica. De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), nesta sexta-feira (27).
A capital cearense está entre as cidades com maior índice de casos confirmados pela doença, seguida de Juazeiro do Norte, com 3.684 e 686 respectivamente. O boletim também divulgou que mais de seis mil casos de dengue foram registrados no Ceará.
Mais dados
Três regionais de Fortaleza apresentam maior número de casos de dengue, com o total de 2.408 pessoas infectadas com o vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti. Os moradores da regionais III, V e VI devem ficar atentos e tomar os devidos cuidados para evitar focos da doença.
Ações para combater a dengue
- Tampar grandes depósitos de água: A boa vedação de tampas em recipientes como caixas d’água, tanques, tinas, poços e fossas impedirão que os mosquitos depositem seus ovos. Esses locais, se não forem bem vedados, facilitam a entrada e saída de mosquitos.
- Remover o lixo: O acúmulo de lixo e de detritos em volta das casas pode servir como excelente meio de coleta de água de chuva. Portanto, as pessoas devem evitar tal ocorrência e solicitar a remoção pelo serviço de limpeza pública – ou enterrá-los no chão ou queimá-los, onde isto for permitido.
- Fazer controle químico: Existem larvicidas seguros e fáceis de usar, que podem ser colocados nos recipientes de água para matar as larvas em desenvolvimento.
- Limpar os recipientes de água: Não basta apenas trocar a água do vaso de planta ou usar um produto para esterilizar a água, como a água sanitária. É preciso lavar as laterais e as bordas do recipiente com bucha, pois nesses locais os ovos eclodem e se transformam em larvas.
Sintomas da dengue hemorrágica
1. Dor abdominal intensa e contínua (não cede com medicação usual);
2. Agitação ou letargia;
3. Vômitos persistentes;
4. Pulso rápido e fraco
Fonte: Jornal Jangadeiro 
Nesse momento a cidade espera que a população faça o seu papel cuidando dos quintais e não deixando água parada evitando o mosquito se prolifera em sua localidade. 
Contamos com um papel fundamental nessa luta a população e nossos guerreiros e lutadores agentes de saúde e Endemias que prestam um grande trabalho no combate a proliferação dos criadores do mosquitos. 
Contamos com todos setores da sociedade saúde,educação, vigilância ambiental, construção civil nessa luta contra essa doenças. cada um faça o seu papel !!

Reflexão da noite!!!!!!!!




A Espera




Um dos principais males que afligem o ser humano nos dias atuais é a ansiedade. Há um desespero predominante em querer realizar os desejos, de maneira instantânea.

Neste anseio pelas realizações, perdemos uma das maiores riquezas da vida que é o usufruir do momento presente. Isto acontece porque, ao longo do tempo, nos esquecemos de que somos parte indissociável da natureza e, por essa razão, o mais sensato seria que vivêssemos em perfeita sintonia com o ritmo dela.

Se conseguirmos paralisar por alguns instantes nossa ansiedade, e recordar como tudo na existência precisa de um tempo certo para germinar, gerar frutos e amadurecer, certamente nos libertaremos da angústia que é gerada pela necessidade de apressar o ritmo natural da vida.

Nosso ego não aceita ser contrariado em seus desejos, por esta razão, ele nos leva a agir de modo impulsivo, buscando fazer com a realidade se amolde à nossa vontade.

Quando isto não acontece, somos dominados ou pela revolta, ou pelo sentimento de vitimas e, rapidamente, buscamos dentro de nós um motivo qualquer que explique a razão pela qual estamos sendo punidos.

Se encontramos uma explicação, ela vem seguida pela culpa e nos atormentamos remoendo o arrependimento. Se não identificamos um motivo, aí então, culpamos Deus, outra pessoa ou qualquer circunstância externa por nosso sofrimento.

O fato é que raramente nosso ego assume que ele próprio afasta a realização de nossos objetivos, ao se deixar dominar pela urgência e pelo desespero.
Aprender a esperar é um dos maiores desafios da vida, mas é também o que pode nos proporcionar as mais valiosas lições, no que diz respeito ao crescimento interior, à maturidade e à sabedoria.





" Nós nos esquecemos de como esperar; este é um espaço quase abandonado. No entanto, ser capaz de esperar pelo momento certo é nosso maior tesouro. A existência inteira espera pelo momento certo. Até as árvores sabem disso - qual é o momento de florescer, e o de deixar que as folhas caiam, e de se erguerem nuas ao céu. Também nessa nudez elas são belas, esperando pela nova folhagem com grande confiança de que as folhas velhas tenham caído, e de que as folhas novas logo estarão chegando.

E as folhas novas começarão a crescer. Nós nos esquecemos de como é esperar: queremos tudo com pressa. Trata-se de uma grande perda para a humanidade...

Em silêncio e à espera, alguma coisa dentro de você vai crescendo - o seu autêntico ser. Um dia ele salta e se transforma numa labareda, e a sua personalidade inteira é estilhaçada: você é um novo homem. E esse novo homem conhece os sumos eternos da vida".





Osho - Zen, The Diamond Thunderbolt.

Melhorando

SEGURANÇA NO TRABALHO

Plano nacional vai melhorar saúde do trabalhador

Três ministérios integram ações para assegurar melhores condições no ambiente e nas relações de trabalho
Os Ministérios da Saúde, da Previdência Social e do Trabalho e Emprego lançaram hoje, a Política e o Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. A iniciativa faz parte da programação do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidente de Trabalho. Os três ministérios irão atuar em conjunto para implementar, fiscalizar e avaliar as normas e processos na esfera pública e privada. O esforço conjunto representa um avanço nas garantias de melhores condições no ambiente e nas relações de trabalho.
A execução das diretrizes da política será feita por meio do plano nacional. Formado por oito objetivos, a estratégia é dividida em tarefas de curto, médio e longo prazo, além de um conjunto de regulamentações de caráter permanente.
Para a rotina do trabalhador serão adotados dispositivos legais e princípios comuns de Saúde e Segurança no Trabalho (SST), independentemente de sua inserção no mercado (do setor público e privado), com elaboração, aprovação e fiscalização conjunta do poder público, dialogando com as organizações dos empregadores e dos trabalhadores.
“O Brasil recebe muitos elogios sobre normas e leis. Agora é o momento oportuno para que temas como acidentes de trabalho, aspectos de capacitação e treinamento sejam levados a uma discussão mais aprofundada. Creio que a sociedade verá os resultados desse trabalho em curto prazo”, disse Guilherme Franco Netto, Diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, do Ministério da Saúde.
O Ministério do Trabalho e Emprego avalia que o entendimento sobre as relações trabalhistas também será afetado. Além disso, deverá ocorrer a padronização de critérios quanto à caracterização de riscos e agravos e a construção de um banco de dados único com indicadores de gestão.
Isso significa que os três ministérios irão compartilhar informações para fomentar as práticas pertinentes a cada área.
A educação continuada é uma das normas a serem seguidas com a inclusão de conhecimentos básicos no currículo do ensino fundamental e médio da rede pública e privada, bem como a revisão de referências curriculares para a formação de profissionais em saúde e segurança no trabalho, de nível técnico, superior e pós-graduação.
ELABORAÇÃO- A política foi criada por uma Comissão Tripartite entre o governo, as principais organizações que representam empregadores e pela representação dos trabalhadores. A formalização aconteceu por meio de decreto (nº 7.602), assinado pela presidenta Dilma Rousseff, no dia 7 de novembro de 2011.
A implementação está de acordo com a Convenção n.º 155 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que dispõe sobre Segurança e Saúde dos Trabalhadores e o Meio Ambiente de Trabalho e estabelece o dever do Estado-Membro de elaborar uma política nacional sobre o tema. E também com o Plano de Ação Mundial sobre a Saúde dos Trabalhadores da Organização Mundial da Saúde (OMS), que reforça a necessidade de uma política com coordenação intersetorial das atividades.
COMISSÃO TRIPARTITE– A comissão que foi instituída em 2008 é composta - paritariamente - por representações de governo, trabalhadores e empregadores. O objetivo é assegurar a atuação coerente e sistemática do Estado na promoção do trabalho seguro e saudável e na prevenção dos acidentes e doenças relacionados ao trabalho. A coordenação é feita pelos representantes de governo, em sistema de rodízio anual.

Por Jorge Alexandre, da Agência Saúde – Ascom/MS

Repasse

MS eleva em até 60% repasse para transplantes

Portaria é assinada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para estimular hospitais a fazerem mais transplantes. O valor pode chegar a R$ 217 milhões neste ano
O estímulo à realização de mais transplantes no Sistema Único de Saúde (SUS) ganha reforço com a criação de novos incentivos financeiros para hospitais que realizam cirurgias na rede pública. Com as novas regras, estabelecidas pelo Ministério da Saúde, os hospitais que fazem quatro ou mais tipos de transplantes poderão receber um incentivo de até 60% em relação ao gasto com os procedimentos de transplantes já pagos pelo Ministério da Saúde, isso se cumprirem os indicadores definidos pela nova Portaria.
Para os hospitais que fazem três tipos de transplantes, o recurso será de 50% a mais do que é pago atualmente. Nos casos das unidades que fazem dois ou apenas um tipo de transplante, será pago 40% e 30% acima do valor, respectivamente. O impacto para 2012 é de R$ 217 milhões.
“Esse é um incentivo para a realização de transplantes mais complexos, como o de coração, fígado e o de pulmão. Quanto mais tipos de transplantes um hospital fizer, maior será o incentivo pelo procedimento realizado”, diz o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acrescentando que além de pagar pelo transplante realizado, “isso é mais um incentivo para a manutenção do paciente na UTI por um período maior, se for necessário. Com essa mudança estamos estimulando também os hospitais que queiram fazer transplantes mais complexos, que possam realizar esses procedimentos”, completa.
Os hospitais que fazem transplante de rim terão, ainda, um reajuste específico de 30% para estimular a realização dos procedimentos e a redução do número de pessoas que aguardam pelo órgão. O valor pago para transplantes de rim de doador falecido sobe de R$ 21,2 mil para R$ 27,6 mil. Nos casos de transplante de rim de doador vivo, o valor sobe de R$ 16,3 para R$ 21,2 mil.
A portaria que define as novas regras do incentivo financeiro para a realização de procedimentos de transplantes e processo de doação de órgãos (IFTDO) será assinada nesta quinta-feira (26) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no Rio de Janeiro, durante sessão ordinária na Academia Nacional de Medicina. A data para o lançamento dos novos incentivos e a assinatura da portaria coincide com a comemoração dos 10 anos de transplantes de fígado no Hospital Federal de Bonsucesso (RJ).
A medida visa ampliar a capacidade de realização de transplantes no SUS e a redução de pacientes que aguardam por um órgão. “A portaria define novos incrementos para os procedimentos para ampliarmos a capacidade dos hospitais de fazerem vários tipos de transplantes de órgãos e reduzir o tempo de espera, sobretudo de transplante renal, que é o que tem o maior número de pacientes, além de incentivar a qualidade do transplante”, diz o ministro Padilha.
Outra novidade é que, além do pagamento que já é efetuado pelos transplantes no SUS, o Ministério da Saúde dará também um incentivo a mais para a manutenção do paciente que necessitar de ficar em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) incremento para a internação de pacientes que necessitam de um tempo mais prolongado de hospitalização, quando há complicações graves.
“O conjunto de medidas expressa nossa preocupação não só com a quantidade de transplantes, mas, sobretudo, com a redução do tempo de espera e a qualidade de vida do paciente após a cirurgia. Dessa forma, levamos em conta o acompanhamento e a sobrevida do paciente. Queremos continuar ampliando o número de transplantes, sobretudo de rins, e ajudar os hospitais que assumem a responsabilidade de fazer transplantes nos pacientes mais graves”, explica Padilha.
RECORDE – Em 2011, o Brasil atingiu recorde mundial de transplantes em um sistema público de saúde. No ano passado, foram realizadas mais de 23 mil transplantes no serviço público.
Com relação ao número de pessoas à espera de transplante, houve redução de 23% em 2011 em relação a 2010. Os transplantes que tiveram as maiores reduções foram fígado (42%), córnea (39%) e pâncreas (36%). As menores reduções foram nas filas de espera por rim (14%), coração (13%) e pulmão (5%), que são os principais alvos das novas regras, juntamente com o fígado.
Em 2011, o Brasil, pela primeira vez, ultrapassou o número de 10 doadores por milhão de habitantes. “Chegamos a 11,4 doadores por milhão. Para se ter uma ideia, em 2003 esse número era de cinco por milhão”, comemora o ministro.
Mesmo assim, Padilha considera que é necessário continuar ampliando o número de doadores e adotando medidas e ações para incentivar os hospitais que fazem transplantes, sobretudo os que assumem pacientes em estado mais críticos.
Em 2011, foram criados 87 novos centros de transplantes habilitados – 18 no Norte e Nordeste -, além de 104 novas equipes de transplantes credenciadas – 22 no Norte e Nordeste. Foram implantadas 35 novas Organizações de Procura de Órgãos (OPOs) em 11 estados – AC, BA, CE, MS, PR, PE, SC, RS, RN, PI e SE.
REDOME – Além da portaria que define incentivos para transplantes, o ministro Alexandre Padilha assina também uma portaria que estabelece a manutenção regulada de novos doadores no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME). Antes ilimitada, agora o número máximo de cadastro de doadores voluntários de medula óssea será de 267.190 por ano.
Um dos impactos esperados é a melhoria da qualidade do material coletado e armazenado, com melhor regulação no processo de captação. Outro resultado será a redução de custos pagos pelos procedimentos. Atualmente, o SUS investe R$ 270 milhões/ano com a captação de doadores voluntários para o REDOME. Com regulamentação no número de doadores, o gasto passará a ser de R$ 100 milhões, uma redução de R$ 170 milhões por ano. Essa economia vai possibilitar o remanejamento dos recursos para outras ações.
O REDOME é hoje o 3º maior registro mundial de doadores voluntários de medula óssea. Atualmente, são mais de 2,7 milhões de doadores cadastrados. Esse dado é 22.400% maior que total de registros em 2000, quando havia 12 mil voluntários inscritos. O salto se deve em grande parte a campanhas publicitárias e ações de sensibilização do Ministério. Quanto ao número de transplantes, em 2011 foram realizadas um total de 1.732 - crescimento de 7,2% em relação a 2010. Hoje, 1.205 pessoas aguardando pela identificação de um doador de medula óssea no país. Existem 104 pessoas aguardando por um transplante não-aparentado de medula óssea, já com doador identificado e selecionado.

Por Ubirajara Rodrigues, da Agência Saúde, ASCOM/MS
Atendimento à imprensa - 3315-3580 e 9215 4579

Atenção Domiciliar

Data de Cadastro: 27/04/2012 as 15:46:56 alterado em 27/04/2012 as 15:46:56
MELHOR EM CASA

Saúde habilita 37 equipes de atenção domiciliar

Programa Melhor em Casa já está presente em 14 estados beneficiando a população de 43 municípios.
O programa Melhor em Casa já conta com 268 equipes habilitadas para prestar atendimento domiciliar pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Só nesta semana foram habilitadas 25 Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e 12 Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAP) - perfazendo um total de 37 equipes habilitadas.
O programa Melhor em Casa já está presente em 14 estados beneficiando a população de 43 municípios. Ao todo, são 189 EMADs e 79 EMAPs habilitadas para prestar atendimento domiciliar custeado pelo Ministério da Saúde. “O programa veio qualificar o atendimento domiciliar que já existia em alguns locais, além de expandir para localidades que contavam com equipes de atenção domiciliar e se tornou uma das prioridades do governo federal”, destaca o coordenador do Programa Melhor em Casa, Aristides Oliveira.
O Ministério da Saúde custeia as equipes principais com o valor de R$ 34,56 mil mensais e R$ 6 mil por equipe de apoio. Até 2014, o investimento total é de R$ 1 bilhão, para implantação de mil equipes de Atenção Domiciliar e outras 400 equipes de apoio.
Pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica e com possibilidade de desospitalização, por exemplo, são atendidas por equipes multidisciplinares durante toda a semana (de segunda a sexta-feira), 12 horas por dia e, podendo ser em regime de plantão, nos finais de semana e feriados.
As equipes são formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta ou assistente social. Outros profissionais como fonoaudiólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional, odontólogo, psicólogo e farmacêutico, além de fisioterapeuta e assistente social poderão compor as equipes de apoio. Cada equipe poderá atender, em média, 60 pacientes, simultaneamente.
O programa Melhor em Casa também ajuda a reduzir as filas nos hospitais de emergência, já que a assistência, quando há indicação médica, passa a ser feita na própria residência do paciente, desde que haja o consentimento do paciente e da família. Até 2014, serão implantadas em todas as regiões do país.
Confira aqui a portaria nº 816 publicada no Diário Oficial da União (DOU) que habilita as novas equipes.