domingo, 29 de abril de 2012

Maior índice

sábado, 28 de abril de 2012

Fortaleza tem o maior índice de casos confirmado de dengue e emergência dos hospitais e unidades de saúdes lotadas.


Em Fortaleza e no interior do Ceára foram registradas cinco mortes por dengue, sendo dois óbitos causados por dengue hemorrágica e três por dengue clássica. De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), nesta sexta-feira (27).
A capital cearense está entre as cidades com maior índice de casos confirmados pela doença, seguida de Juazeiro do Norte, com 3.684 e 686 respectivamente. O boletim também divulgou que mais de seis mil casos de dengue foram registrados no Ceará.
Mais dados
Três regionais de Fortaleza apresentam maior número de casos de dengue, com o total de 2.408 pessoas infectadas com o vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti. Os moradores da regionais III, V e VI devem ficar atentos e tomar os devidos cuidados para evitar focos da doença.
Ações para combater a dengue
- Tampar grandes depósitos de água: A boa vedação de tampas em recipientes como caixas d’água, tanques, tinas, poços e fossas impedirão que os mosquitos depositem seus ovos. Esses locais, se não forem bem vedados, facilitam a entrada e saída de mosquitos.
- Remover o lixo: O acúmulo de lixo e de detritos em volta das casas pode servir como excelente meio de coleta de água de chuva. Portanto, as pessoas devem evitar tal ocorrência e solicitar a remoção pelo serviço de limpeza pública – ou enterrá-los no chão ou queimá-los, onde isto for permitido.
- Fazer controle químico: Existem larvicidas seguros e fáceis de usar, que podem ser colocados nos recipientes de água para matar as larvas em desenvolvimento.
- Limpar os recipientes de água: Não basta apenas trocar a água do vaso de planta ou usar um produto para esterilizar a água, como a água sanitária. É preciso lavar as laterais e as bordas do recipiente com bucha, pois nesses locais os ovos eclodem e se transformam em larvas.
Sintomas da dengue hemorrágica
1. Dor abdominal intensa e contínua (não cede com medicação usual);
2. Agitação ou letargia;
3. Vômitos persistentes;
4. Pulso rápido e fraco
Fonte: Jornal Jangadeiro 
Nesse momento a cidade espera que a população faça o seu papel cuidando dos quintais e não deixando água parada evitando o mosquito se prolifera em sua localidade. 
Contamos com um papel fundamental nessa luta a população e nossos guerreiros e lutadores agentes de saúde e Endemias que prestam um grande trabalho no combate a proliferação dos criadores do mosquitos. 
Contamos com todos setores da sociedade saúde,educação, vigilância ambiental, construção civil nessa luta contra essa doenças. cada um faça o seu papel !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário