quarta-feira, 25 de abril de 2012

Não confundir

Especialista explica como não confundir sintomas do vaso vagal com outras doenças PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Qua, 25 de Abril de 2012 12:49


Tontura e desmaios frequentes são alguns dos sintomas da síndrome do Vaso Vagal. O incômodo, causado pela demora na chegada de sangue ao coração e ao cérebro pode ser confundido com outras doenças como: epilepsia e labirintite.
A neurologista do Grupo Hospitalar Conceição, ligado ao Ministério da Saúde, Maria Ciliprandi, explica que o problema não é permanente e ocorre em um momento em que a circulação não funciona bem. ”Isso pode acontecer por um estímulo exagerado do sistema nervoso autônomo que é o que regula o batimento cardíaco, a pressão, a própria circulação, o consumo de oxigênio pelo cérebro. Então a pessoa está em pé há muito tempo e existe uma dificuldade de que o sangue retorne das pernas para o coração e o coração não consegue manter aquele poder de bomba para passar a diante o sangue para o cérebro, ai a pessoa desmaia.”
Segundo a neurologista, a síndrome do vaso vagal ataca a pessoa geralmente quando ela está deitada e levanta repentinamente. O sangue demora a ser bombeado para o cérebro e os sintomas aparecem. A especialista explica que existem alguns remédios que podem estimular a síndrome do vaso vagal e dá dicas do que fazer para evitar as crises. ”A pessoa tem que ver com seu clínico se aquela medicação não provoca queda de pressão na hora em que fica em pé. Se vai levantar durante a noite, levanta devagar. Primeira coisa é sentar na cama, aguardar um pouquinho, ficar em pé e depois caminhar. Com isso, tem tempo para o sistema nervoso rapidamente tomar conta daquela necessidade que vai ter de mudança de circulação.”
De acordo com a especialista, homens idosos têm mais chances de desenvolver a síndrome do vaso vagal.
Fonte: Amanda Mendes / Web Rádio Saúde 

Nenhum comentário:

Postar um comentário