domingo, 29 de abril de 2012

Você sabe o que é RPG?













 Twitter Facebook Orkut Youtube LinkedIn BSG World Sonico Plaxo






Reeducação Postural Global



Reeducação Postural Global  
 
 
Para uma boa postura é preciso que você esteja alinhado com o eixo de gravidade
 
O mundo está numa velocidade assustadora, temos a sensação de que corremos nessa mesma velocidade e esquecemos de pequenos cuidados com o corpo.

Por exemplo, caminhar e sentar ou abaixar para pegar um objeto são ações comuns mas que se não forem feitas corretamente podem nos causar problemas. Até olhar para o lado, numa paquera, pode causar uma má postura. O fisioterapeuta Marzil Avila Filho especialista em Reeducação Postural Global, explica como surgiu a Reeducação Postural Global e porque fazer RPG.

Fisioterapia
A fisioterapia existe desde o século passado. Para se tornar um fisioterapeuta, é preciso fazer um curso de graduação em fisioterapia. Aqui no Brasil a atividade tem mais ou menos 100 anos de prática e há aproximadamente 60 anos o curso é oferecido nas universidades.
A prática e o curso surgiram a partir da medicina, em função de que os pacientes de problemas ortopédicos e traumatológicos que tomavam medicação, a partir de certo momento, não sentiam mais os efeitos dos remédios, explica o fisioterapeuta.
No tratamento médico, é comum, no inicio, a dor passar, mas depois de um tempo a dor retorna e persiste, pois o organismo acaba se acostumando com os antiinflamatórios e os antibióticos. Assim, relata, notou-se a necessidade de fazer algum outro tipo de tratamento. Começaram a fazer alguns movimentos, um tanto aleatoriamente, para ver que resultados teriam. Foram feitos movimentos alternados, dependendo da articulação, e começaram a surgir resultados positivos. Estavam alcançando a cura sem medicação.

A fisioterapia trabalha muito manualmente, mas também utiliza muitos equipamentos, como ultra-som, TNS, laser, que agem mais internamente para diminuir inflamações de tendões, musculatura, nervos e outros, esclarece o profissional.

O que é e o que faz a RPG
Os desvios posturais podem ter inúmeras causas como os maus hábitos posturais ou profissionais, alterações congênitas ou adquiridas, e até fatores emocionais. Mas, seja qual for a causa, o desvio será fixado pela retração das estruturas relacionadas aos músculos estáticos, que são agrupados em um conjunto comumente chamado de cadeias musculares. Podemos pensar em nosso corpo como um quebra-cabeças, em que, se uma peça está fora do lugar, todo o conjunto se desequilibra. Assim quando alguma parte do corpo dói ou está muito tensa, todo o conjunto reage para compensar, e algumas peças acabam se contraindo, curvando, entortando...
A Reeducação Postural Global, técnica usada por fisioterapeutas para corrigir disfunções do sistema músculo-esquelético, tem como princípio tratar o indivíduo e não a doença, diz o fisioterapeuta Marzilio e é indicada para pessoas de todas as idades.
A RPG foi criada na França,na década de setenta, pelo fisioterapeuta Phillipe Souchard. O fisioterapeuta Marzil conta que certo dia Phillipe Souchard colocou um paciente em uma postura de alongamento e viu que houve melhora dos sintomas. Então, ele começou a estudar as cadeias musculares – o corpo é dividido em cadeias musculares inferiores e posteriores – e começou a observar a relação entre as posturas e as diferentes cadeias musculares. A partir daí criou o sistema, que consiste basicamente em oito posturas, sendo 6 principais e mais duas auxiliares. A técnica considera sistemas musculares e esqueléticos como um todo e procura tratar de forma individualizada músculos que são de estruturas diferentes (músculos dinâmicos e estáticos). A musculatura posterior ou estática está sempre contraída para a manutenção da postura e pronta para entrar em ação.

Diagnóstico e tratamento de problemas com RPG
Escolioses, hiperlordose, hipercifose, hérnia de disco, torcicolo, lombalgias, cervicalgias, artrose, bursites e tendinites, asma e bronquites, joelho varo e valgo, pé plano e cavo, dores nusculares, estresse, enxaquecas, entre outros, são problemas que podem ser tratados com Reeducação Postural Global com excelentes resutlados. O fisioterapeuta identifica os problemas a partir do relato de sintomas do paciente, observando visualmente o alinhamento corporal e percorrendo o sistema músculo-esquelético com as mãos.
Durante a fase de exploração e diagnóstico, se o profissional entender que os problemas têm relação com origens dentárias, oftalmológicas ou outras, encaminhará para os respectivos especialistas para avaliações específicas e retorno posterior.
 



Paciente: Desvio de coluna, escoliose (grave) e fraqueza muscular global pela idade, sedentarismo, artrose no joelho, quadril, a postura era muito curva









Há 7 meses fazendo fisioterapia com RPG, diz que se sente bem, com o equilíbrio bem melhor, já consegue levantar-se sozinho da cadeira e da cama.





A Reeducação Postural Global se baseia em um trabalho corporal ativo. São utilizadas oito posições, o corpo inteiro é colocado em estreitamento máximo para que sejam verificadas quais tensões se relacionam entre si. O tratamento com RPG é realizado através de posturas estáticas, com o objetivo de atuar neste conjunto de cadeias musculares de modo que os músculos estáticos sejam alongados, enquanto os dinâmicos devem ser contraídos. O profissional parte da conseqüência até a causa do problema, buscando reencontrar a boa morfologia corporal do paciente e solucionando os problemas decorrentes da má postura ela. As posições são feitas juntamente com exercícios respiratórios, e o paciente faz 80% do trabalho, seguindo a orientação do fisioterapeuta.
Uma torção de tornozelos, por exemplo, pode provocar uma futura dor no ombro, devido à sobrecarga que o ato de mancar exerce sobre os demais músculos. O tratamento é individualizado e as sessões são semanais, durando aproximadamente uma hora cada. Os resultados aparecem geralmente na décima sessão e alcançam sucesso em até 90% dos casos.
Além disso, a técnica pode evitar as cirurgias. Um dos casos famosos em que a RPG faz a pessoas fugir das salas de cirurgia é a hérnia de disco, caracterizada pelo incômodo, dor ou fraqueza na região lombar. “Hoje em dia, de 100 pessoas com hérnia, uma patologia bastante comum, apenas 1% faz cirurgia. A maioria prefere o tratamento com o RPG”.

Importância da orientação
Um exercício mal feito por falta de orientação correta pode causar uma lesão grave, uma hérnia de disco, uma tendinite, uma bursite. O ideal é sempre ter o acompanhamento de um profissional, como o fisioterapeuta ou um educador físico, diz Marzil. São profissões diferentes, mas podem trabalhar em conjunto. O fisioterapeuta indica os exercícios, a quantidade de carga que deverá ser usada para ajudar na postura do paciente, e o educador físico poderá aplicar e orientar o paciente. No caso de acontecer algum problema postural, o fisioterapeuta terá condições de identificar o que aconteceu,e tem conhecimento para saber o que fazer.
Marzil alerta que, entretanto, nem todo fisioterapeuta pode aplicar RPG. O profissional de fisioterapia, uma vez graduado, deve fazer especialização em Reeducação Postural Global.  

Causas da má postura
A princípio se pensa que a má postura é um problema só na coluna, como escoliose, hiperlordose, hipercifose, dentre outras. Mas na verdade pode surgir a partir de problemas dentários, oculares e otológicos. Inflamação em um dente, uma prótese mal colocada ou a disfunção de ATM (Articulação Temporo-Mandibular) são causas comuns. Outras origens podem estar em problemas como o estrabismo ou déficit muscular ocular. Marzil exemplifica que, quando se olha mais para um lado do que para o outro, consequentemente sua cabeça gira mais para o lado de visão preferencial, o que pode ocasionar má postura. Otites crônicas também podem causar problema postural. Problemas nos pés, como joanete,  fazem com que a pessoa passe a pisar de maneira diferente para compensar ou minimizar a dor, fazendo com que o corpo se desalinhe em relação ao eixo de gravidade. “Para uma boa postura é preciso que você esteja alinhado com o eixo de gravidade”, declara.

Marzil Ávila Filho é fisioterapeuta pela Universidade Paulista e especialista em Reeducação Postural Global. Informações no site www.belezabemestar.com.br e contatos pelo e-mail marzil.fisio@gmail.com e telefone (11) 8929-2792.

Nenhum comentário:

Postar um comentário