domingo, 22 de abril de 2012

O poder das Pimentas

Em: 2012-04-05 00:18:54

O poder das Pimentas O mundo das pimentas é muito vasto: vai de pimentão sem nenhuma ardência, à australiana trinidad scorpion, apontada pelo Guinness Book como a mais picante do mundo.

A capsaicina – substância que provoca a sensação de ardência, localizada na placenta onde ficam grudadas as sementes – possui ação anti-inflamatória e analgésica. No entanto, o benefício só é adquirido através do consumo regular.

As pimentas da espécie Capsicum são fontes de vitaminas A, C e E. Possui também ação antioxidante, que combate os radicais livres. A capsaicina ainda tem propriedade termogênica, ou seja, aquece o corpo e acelera o gasto calórico do corpo em repouso.

Uma vez que a pimenta é utilizada apenas como tempero, ela não terá influência satisfatória sobre o organismo. Seu consumo é contraindicado a pessoas com gastrite, úlcera, esofagia ou refluxo. Em mulheres grávidas ela pode causar náuseas. “A capsaicina estimula a secreção de suco gástrico no estômago. O excesso de acidez pode irritar o trato gastrointestinal” afirma Daniel Magnori, nutrólogo.

Para todos os gostos:

Para iniciantes: o pimentão é ideal. Essas pimentas no máximo provocam uma sensação de frescor.

Para os amadores: jalaoeño e pimenta-de-cheiro-do-norte. Elas são aromáticas e sua ardência varia entre suave e média.

Para os mais ousados: cumari, murupi e malagueta. São pimentas fortes. Para diminuir sua propriedade picante, vale retirar parte das sementes ou todas elas. Para que sua ardência não mascare o gosto dos alimentos, ela deve acompanhar pratos fortes como a feijoada.

Para os bravos: bhut jolokia e trinidad scorpion. Geralmente essas pimentas são híbridas, criadas com o propósito de serem extremamente picantes. Mesmo após a remoção das sementes sua ardência chega a níveis sobre-humanos.

Para apagar o fogo!

Quem já exagerou na dose, sabe o que uma pimenta pode provocar na boca. O melhor a se fazer é não beber água. Ao contrário do que diz o senso comum, á água intensifica e prolonga a ardência. Isso acontece porque ao lavar a língua, a água facilita a absorvição de capsaicina pelas papilas gustativas.

O leite é a melhor opção. A caseína, proteína presente no leite, forma uma espécie de barreira impossibilitando a absorvição da substância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário