domingo, 22 de abril de 2012

Visão apurada

visãoPara manter a nossa saúde modificamos os nossos hábitos, adoptamos uma alimentação mais saudável e fazemos mais exercício. Mas para cuidar da nossa visão e de um dos órgãos mais sensíveis do nosso corpo existem alguns cuidados específicos que devemos ter para nos defendermos de possíveis doenças não-genéticas.

Faça check-ups regulares

Tal como se devem fazer check-ups médicos regulares, também a nossa visão necessita dessa atenção. Mesmo que não tenhamos queixas, devemos a partir dos 30 anos visitar um oftalmologista pelo menos de 5 em 5 anos, ou até mais regularmente. Existem doenças oftalmológicas que podem ser tratadas cedo caso detectadas, como glaucomas e degeneração macular. Se não forem detectadas, a sua visão poderá começar a piorar de forma irreversível.

Proteja os seus olhos

No verão é importante o uso de óculos de sol para proteger os seus olhos. No entanto tenha em atenção que nem todos os óculos escuros oferecem protecção ultravioleta, e é com esta que tem que se preocupar, principalmente se tiver pele clara e passar muitas horas na praia. Em vez de comprar óculos de sol em qualquer loja, certifique-se de que está a comprar algo que vá mesmo proteger a sua visão. Os raios ultravioleta estão associados ao desenvolvimento de cataratas e degeneração macular, que a irão afectar mais tarde na sua vida.
Mas não é só o sol que ameaça os nossos olhos. Por vezes quando estamos em locais com muita poeira sujeitamos a nossa visão a pequenas partículas que não sentimos na altura. Até a limpar a casa devemos usar protecção se formos limpar locais com muito pó ou mexer em caixas que não são limpas há muito tempo. O mesmo se aplica a protecção contra sprays ou outros produtos de limpeza. Lembre-se que na altura não dará por nada, só mais tarde, e por isso mais vale prevenir que remediar.

Cuidado com as lentes de contacto

As lentes de contacto são obviamente uma grande vantagem moderna no dia-a-dia, mas devem ser usadas com responsabilidade e devem ser usadas de forma alternada com óculos com a mesma graduação. Por vezes os olhos estão irritados antes ou desenvolvem irritações quando estamos a usar lentes, e nesses casos não é aconselhável insistir, mas sim mudar para os óculos. Estas irritações, se não forem aliviadas de imediato podem evoluir para úlceras corneanas, mais difíceis de tratar.

Alimentação e saúde

Tal como para o restante corpo, existem cuidados que deve ter especificamente com a visão. Fumar acelera o desenvolvimento de doenças como cataratas, danos nos nervos ópticos e degeneração macular. É também importante comer alimentos ricos em vitamina A, pois esta ajuda a reverter os sintomas destas degenerações. Cenouras e espinafres são dos alimentos mais ricos em vitamina A.

Atenção aos problemas hereditários

Fale com a sua família e tente saber se existe historial de algumas patologias oftalmológicas específicas na mesma. Se existir, tente obter um diagnóstico o mais cedo possível e mantenha o seu oftalmologista alerta para essas doenças. A longo prazo, a sua visão agradecerá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário