domingo, 22 de abril de 2012

Plano Nacional

Estande Viver sem Limite é destaque na Reatech, que terminou neste domingo

Data: 17/04/2012

Terminou neste domingo (15) a XI Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade - Reatech. Durante os quatro dias de evento, que aconteceu na cidade de São Paulo, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República participou com o estande Viver sem Limite, que divulgou, junto com diversos órgãos do Governo Federal, as ações em torno do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O Plano articula ações de acesso à educação, atenção à saúde, inclusão social e acessibilidade, com o objetivo de fortalecer a participação da pessoa com deficiência na sociedade, promovendo sua autonomia e permitindo o usufruto dos bens e serviços disponíveis a todos os cidadãos.

Durante a XI Reatech os visitantes puderam se informar sobre benefícios previdenciários, acessibilidade em aeroportos e em serviços de telecomunicações, financiamento bancário exclusivo para pessoas com deficiência, acessibilidade em transportes, cidades, obras do PAC, casas adaptadas no programa Minha Casa Minha Vida, facilidades tecnológicas para pessoas com deficiência, dentre outros.

Outro atrativo do estande foi a exposição “Para Todos”, que conta a história do movimento político das pessoas com deficiência no brasil e no mundo. A exposição foi criada sob o conceito de "desenho universal", em que os painéis, suportes e estruturas são acessíveis a todos os visitantes, sem necessidade de adaptação.

A SDH realizou ainda o 1º Fórum Nacional sobre Tecnologia Assistiva, com temas como as políticas governamentais para a pessoa com deficiência, o desenvolvimento, a inovação e os mecanismos de acesso às tecnologias assistivas.

A Reatech também figura como a 2ª maior feira especializada em acessibilidade do mundo e seu sucesso já foi exportado. Em maio deste ano, acontece a I Reatech em Milão, na Itália e em março/ 2013, o evento será inaugurado em Cingapura. A versão internacional terá a mesma estrutura da edição brasileira, como palco de atrações, equoterapia, quadra esportiva, test drive de carros, grade de congressos, entre outros.

Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário