domingo, 22 de abril de 2012

Ponto fraco

Cientistas identificam o ponto fraco no vírus da Dengue
Em: 2012-04-12 13:38:41

Cientistas identificam o ponto fraco no vírus da Dengue

Cientistas identificaram uma região no vírus da dengue que é neutralizada em pessoas que são curadas da infecção. O resultado de difere de pesquisas recentes que buscam uma vacina contra a doença, mas vinham se concentrando em uma região diferente do vírus.

O problema é que as outras equipes estão realizando seus estudos em camundongos, mas o vírus da dengue se comporta de maneira diferente em camundongos e em humanos, afirma Aravinda de Silva, professor da Universidade da Carolina do Norte (EUA).

"Os pesquisadores vêm-se baseando em estudos com camundongos para entender como o sistema imunológico mata o vírus da dengue, assumindo que os estudos em camundongos vão se aplicar também às pessoas," diz o pesquisador. "Nosso estudo mostrou pela primeira vez qual região o sistema imunológico dos humanos alveja quando está tentando destruir o vírus da dengue. E a região alvejada pelo sistema imunológico humano é muito diferente da região atacada pelo sistema imunológico dos camundongos," afirma ainda o professor.

A pesquisa, que será publicada na revista PNAS, foi realizada usando amostras de sangue de pessoas infectadas com o vírus da dengue.

Avarinda de Silva e seu colega Ruklanthi de Alwis descobriram que, ao contrário do que ocorre em animais, onde seus anticorpos se ligam a pequenos fragmentos do vírus, os anticorpos humanos prendem-se a uma estrutura complexa que está presente apenas em um vírus da dengue completo.

Ruklanthi afirma que uma descoberta parecida havia sido detectada no ano passado em relação ao HIV e ao vírus da febre do Nilo. Segundo o grupo, a descoberta deverá redirecionar as pesquisas em busca de uma vacina da dengue. A criação de uma vacina contra a dengue é complicada devido ao fato de existirem quatro formas distintas, mas relacionadas, de vírus que provoca a doença.

Uma vez que as pessoas se recuperam de uma infecção com uma das formas do vírus, elas ganham imunidade vitalícia contra essa forma. Porém, se são infectadas por uma das outras três formas do vírus, as chances de desenvolvimento da forma hemorrágica da dengue aumentam.

A principal teoria para explicar porque algumas pessoas desenvolvem febre hemorrágica da dengue é que, sob algumas condições, ainda não conhecidas, a resposta imunológica humana pode efetivamente potencializar o vírus e a doença durante uma segunda infecção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário