sexta-feira, 20 de abril de 2012

Alergias respiratórias

Palestra aborda as principais alergias respiratórias

As causas, sintomas e formas de tratamento serão abordados no dia 25, às 15h. Inscreva-se.


São Paulo, 19 de abril de 2012 - A rinite alérgica e a asma brônquica são as principais alergias respiratórias que acometem pessoas de todas as idades. Muitas vezes confundidas com resfriados essas doenças podem ter sérias consequências se não forem diagnosticadas precocemente e tratadas de forma adequada. As causas, sintomas e formas de tratamento das alergias respiratórias serão abordados em palestra gratuita ministrada pela alergista Maria Teresinha Rocha Malheiros no dia 25 de abril, às 15h, no Centro de Convenções do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.

A palestra será transmitida ao vivo pela internet, e os internautas poderão encaminhar suas dúvidas ao palestrante.

Bastante comuns durante a infância a rinite alérgica e a asma brônquica estão relacionadas a fatores genéticos e ambientais. “A chance de uma pessoa que têm pais alérgicos desenvolver asma ou rinite é de 40%. No entanto, os fatores ambientais são determinantes e variam de pessoa para pessoa. Os principais são ácaros, pólens e epitélio (pele descamada) de animais como gatos e cães”, afirma Maria Teresinha. Segundo a especialista, as alergias respiratórias não têm cura, mas podem ser controladas com medicamentos e cuidados simples no dia a dia.

Cerca de 90% dos quadros de alergia respiratória no Brasil estão ligados aos ácaros, micro-organismos que se desenvolvem principalmente em ambientes úmidos e escuros. Para impedir a proliferação dos ácaros é necessário manter os ambientes limpos, iluminados e arejados. Evitar os agentes irritantes, que não causam as alergias, mas podem agravar os sintomas e desencadear crises, é outro ponto fundamental. “Os principais são produtos de limpeza, inseticidas, perfumes, fumaça de cigarro, poluição, variações de temperatura, ar seco e pó”, explica a médica.

As alergias respiratórias não têm cura, mas é possível controlar os sintomas de maneira significativa, minimizando as crises. “Uma parte importante do tratamento é diminuir a ação dos fatores alérgicos e irritantes nos ambientes mais frequentados pelo paciente”, ensina a especialista. O tratamento medicamentoso é direcionado para o controle dos sintomas. No caso da rinite alérgica são usados medicamentos que diminuem o processo inflamatório, antialérgicos e descongestionantes. Para asma são usados bronco-dilatadores e corticoides inalatórios. É importante lembrar que a automedicação pode levar a um agravamento dos quadros, por isso é imprescindível buscar atendimento médico.


Palestra gratuita sobre Alergias Respiratórias
Dia 25 de abril, quarta-feira, às 15h
Centro de Convenções do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos
Rua Borges Lagoa, 1.450 - Vila Clementino, São Paulo-SP
Mais informações e inscrições pelos telefones (11) 5080-4127 e (11) 5080-4351 e pelos perfis do hospital noFacebookTwitter e YouTube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário