sexta-feira, 20 de abril de 2012

Cuidados especiais

Pele com rosácea exige cuidados especiais

Usar diariamente cosméticos para pele sensível e aplicar filtros solares são alguns dos cuidados para controlar a doença

– Vermelhidão, irritação e o surgimento de pequenos vasos na pele do rosto e lesões que lembram espinhas podem ser sintomas de rosácea. De origem desconhecida, a doença é crônica e acomete principalmente mulheres na faixa dos 30 aos 40 anos, de pele clara e com tendência a oleosidade. A rosácea não tem cura, mas é possível controlar e espaçar as crises tomando alguns cuidados, como usar diariamente cosméticos para pele sensível e filtros solares.

A radiação UV é um agente desencadeante importante de rosácea, mas outros fatores contribuem para o aparecimento dos sintomas, entre eles condimentos picantes em excesso, estresse, problemas emocionais, bebidas quentes e geladas, álcool, calor, vento, frio, medicamentos vasodilatadores e fragilidade capilar. “É fundamental minimizar os agentes desencadeantes. O tratamento também envolve o uso de sabonetes suaves, géis à base de metronidazol e, em casos mais graves, antibióticos”, afirma Márcia Grieco, dermatologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.

“Como a rosácea causa um grande desconforto estético, os pacientes acabam recorrendo a maquiagens para esconder os sintomas. O problema é que, ao usar produtos sem orientação médica, a pessoa pode piorar a situação”, afirma a médica. Para as mulheres que não abrem mão da maquiagem, a dermatologista ressalta que já existem produtos próprios para quem tem a doença, mas que devem ser indicados por um especialista.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário