REDE CEGONHA: Palmas é a primeira cidade do estado de Tocantins a receber o Programa
Tempo do Áudio - 1min57seg
LOC/REPÓRTER: O Hospital e Maternidade Pública Dona Regina vai ser a primeira maternidade do Tocantins a receber o Centro de Parto Normal do Programa Rede Cegonha do Ministério da Saúde. O espaço que fica em Palmas, capital do Estado, vai oferecer às gestantes melhores condições para fazer o parto normal. O secretário de Saúde de Tocantins, Nicolau Esteves, afirma que o hospital vai servir como incentivo para multiplicar o modelo do Programa Rede Cegonha para as maternidades no interior do estado. Ele conta quais serviços vão ser oferecidos e ressalta a importância desse momento para as mães.
TEC/SONORA: secretário de Estado da Saúde de Tocantins, Nicolau Esteves
"A assistência à gestante aqui vai ser completa. Desde o momento perinatal, pré-natal até esse momento pós-natal através da Rede Cegonha que nós vamos aprimorar todos esses aspectos, monitoramento fetal, cuidados no progresso do parto, estado físico e emocional da mulher, nós vamos ter todos os métodos para aliviar a dor, a mulher vai ter modalidade vários partos e ela pode escolher o que ela achar melhor. Uma série de cuidados que o objetivo maior é esse cuidado, essa humanização, esse momento tão importante na vida da mamãe e do bebê."
LOC/REPÓRTER: A coordenadora da Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, Esther Vilela, afirma que a prioridade do Rede Cegonha é a qualidade das consultas do pré-natal.
TEC/SONORA: coordenadora da área técnica da Saúde da Mulher, do Ministério da Saúde, Esther Vilela
"Nós queremos consultas, mas queremos que as consultas sejam, de certa forma, qualificadas no que é para além de você pedir exames ou fazer o exame físico de uma mulher. Que as consultas abordem também todos os aspectos do parto normal, que preparem as mulheres hoje, fragilizadas na sua competência para conduzir o momento do nascimento. Então essa qualificação do pré-natal é uma das ações que quem adere a Rede Cegonha está se propondo a fazer."
LOC/REPÓRTER: A Rede Cegonha é um modelo de atenção que amplia e fortalece a assistência às grávidas e às crianças até o segundo ano de vida. O programa conta com o orçamento do Ministério da Saúde para investimentos até 2014 de mais de nove bilhões de reais.
Reportagem, Amanda Mendes
Produção da Web Rádio Saúde/Agência Saúde - Ascom/MS
Confira a programação ao vivo, notícias e podcasts da Web Rádio Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário