quarta-feira, 25 de abril de 2012

Danos à saúde

Laser pode causar danos à saúde

Publicado em 24/11/2011 às 17:55
de Juiz de Fora

Quando utilizada de forma indevida, equipamento pode trazer prejuízos



Um alerta sobre o uso inadequado do laser. O feixe de luz, que parece inofensivo, pode causar riscos às pessoas. E é em um laboratório que os perigos do uso incorreto ficam mais visíveis. Com o uso de uma lente, o feixe é até capaz de queimar um pedaço de papel.
Clique aqui e veja o video desta reportagem.

Máquinas de laser, como a usada no laboratório do Departamento de Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), são 20 vezes mais fortes que a caneta encontrada facilmente no comércio da cidade. O laser tem sua aplicação científica, mas é usado também em casas de shows e até na metalurgia, para cortar peças de metal, por exemplo. A cor verde é um pouco mais forte que o vermelho e os tons podem variar.

De acordo com a classificação internacional, os lasers são divididos em cinco faixas: dos inofensivos, como os de aparelhos de CD, que ficam escondidos; aos mais potentes, que podem causar danos a saúde. Por isso, para manusear, é preciso usar um óculos especial. Com ele, o brilho intenso do feixe é reduzido. Do contrário, pode ser perigoso, principalmente para crianças que usam o laser como brinquedo.

Doenças podem surgir por conta de dois fatores: a intensidade do feixe e o tempo de exposição. A pele e os olhos são mais atingidos. Como o caso em que um paciente deve áreas de sangramento na retina após superexposição ao laser em uma festa. Algumas lesões podem ser permanentes, e os sintomas vêm com uma redução da visão central, que fica distorcida em alguns casos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário