quarta-feira, 19 de junho de 2013

Ai que frio!


Inverno começa na sexta-feira e estação será marcada pela passagem de fortes ondas de frio pelo país

A neutralidade na atmosfera garante uma estação sem grandes problemas com o tempo seco

19/06/2013 15:49:00

Por: Rafaela Vendramini

Assim como o Outono de 2013, que não teve a atuação de nenhum fenômeno climático, o Inverno segue com essa mesma tendência. A nova estação começa às 2 horas e 4 minutos do dia 21 de junho. Neste momento, o Hemisfério Sul recebe a menor quantidade de energia solar e marca o dia mais curto do ano, chamado de solstício de inverno. Enquanto isso, o Hemisfério Norte recebe a maior quantidade de energia do Sol e terá e o dia mais longo.

No Outono as chuvas ficaram concentradas até meados da Estação no Sudeste do Brasil, o que trouxe acumulados acima da média para o oeste de São Paulo e boa parte de Minas Gerais. No Nordeste, as áreas mais beneficiadas pelas chuvas das Ondas de Leste foram o oeste da Bahia, centro do Piauí e sul do Ceará. O Outono teve temperaturas razoavelmente dentro da média climatológica, com as primeiras ondas de frio intenso na primeira quinzena de maio.

Já que a neutralidade atmosférica continua, o Inverno como um todo terá um padrão parecido com o do Outono. As simulações oceânicas não indicam La Niña ou El Niño no segundo semestre e, por isso, de modo geral, chuva prossegue com razoável frequência no inverno de 2013.

A palavra para definir a estação será a variabilidade. Um exemplo é exemplo é julho, que vai começar com chuvas fortes, mas ao longo do mês o predomínio será de tempo mais seco.

A maior parte do Sudeste e do Centro-Oeste terão um Inverno com chuva dentro da média.

 Por outro lado, o leste do Nordeste, Acre, sul do Amazonas e do Pará prosseguem com precipitação abaixo do normal para esta época do ano, mesmo com um ou outro episódio de chuva mais intensa.

As ondas de frio avançam com força em julho, por isso a temperatura vai ficar mais baixa que o normal em boa parte do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

O destaque continua sendo o Sul do Brasil, onde pelo menos três ondas de frio avançam pela região, algo que derruba os termômetros. No restante do Inverno, não chega a fazer calor, mas a temperatura fica dentro do esperado.

 Para setembro, como é um mês de transição entre o inverno e a primavera, teremos variabilidade: ou seja, períodos de frio e chuva se alternam com períodos de tempo mais seco e quente, como é normal para este mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário