Quitutes de festas juninas nem sempre são vilões; veja como prepará-los

Laís Peterlini
Do UOL, em São Paulo
  • Eduardo Knapp/Folhapress
    Além da forma de preparo é preciso ficar atento à quantidade ingerida dos pratos típicos Além da forma de preparo é preciso ficar atento à quantidade ingerida dos pratos típicos
O mês de junho é conhecido no Brasil não só pelo Dia dos Namorados, mas também pelas festas comemoradas em todos os cantos do país. Amendoim, pinhão, maçã do amor, milho cozido e pipoca estão entre os pratos típicos dessa época do ano. Porém, será que esses quitutes trazem algum benefício à saúde ou só são inimigos da dieta?

Para os fãs destas guloseimas, uma boa notícia: dependendo da quantidade ingerida e da forma de preparo, nem todas são vilãs.


Pinhão

O pinhão, por exemplo, é um alimento rico em amido e contêm vitaminas do complexo B e vitamina C, cálcio, fósforo, fibras e proteínas. "Ele estimula as defesas contra o câncer e auxilia no controle do colesterol e da diabetes", afirma José Alves Lara Neto, nutrólogo e vice-presidente da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia).

O pinhão também possui ômega 6 e ômega 9 e por ser fonte de potássio auxilia o controle da pressão arterial. "Apesar de ser fonte de amido, o que o torna rico em calorias, é fonte de fibras, que melhoram o funcionamento do intestino e causam a sensação de saciedade", explica a nutricionista da Mundo Verde Bruna Murta. Segundo Murta, o preparo do pinhão somente com água e sal garante que o consumo do alimento seja mais saudável.

Ampliar


Bolo de Fubá: 
 
"O fubá é um rico derivado do milho que, quando misturado com outros alimentos, como nos bolos, fornece os dois aminoácidos ausentes no milho (lisina e triptofano), tornando-se uma proteína completa", afirma o nutrólogo Lara Neto. Uma fatia de 90 g possui 233 Kcal Leia mais divulgação

Pipoca

Obtida do grão inteiro do milho, a pipoca é um dos quitutes juninos saudáveis. "A casca é rica em fibras que contribuem para a formação do bolo fecal, melhorando o funcionamento do intestino e causando sensação de saciedade", diz a nutricionista da Mundo Verde.
Segundo Rosângela Teodorovics, nutricionista do Hospital Nossa Senhora das Graças, por conter altas doses de polifenóis, antioxidantes que protegem as células do organismo contra os danos causados pelos radicais livres, a pipoca desacelera o envelhecimento, além de prevenir doenças degenerativas, como o câncer.

"A pipoca também contém vitamina A e C, potássio e ferro", completa Lara Neto. Outro ponto a favor da guloseima é que, durante a industrialização, o milho não perde a casca, onde estão grande parte das fibras e dos nutrientes. "Esse cereal também contém zeaxantina e luteína, duas substâncias antioxidantes que contribuem para a saúde dos olhos, prevenindo catarata e degeneração macular, e também diminuem o risco de desenvolvimento de certos tumores", destaca Teodorovics.

Apesar de ser benéfico, o consumo da pipoca deve ser moderado, já que o grão possui grande quantidade de carboidrato. Murta alerta para a ingestão da versão de micro-ondas, que possui alto teor de gordura trans e saturadas e sódio. "Deve-se preferir a pipoca de panela feita em casa com óleo vegetal no lugar de manteiga ou margarina", ressalta a nutricionista da Mundo Verde. A quantidade de sal deve ser a mínima possível para evitar o aumento da pressão arterial.

Para aqueles que preferem a versão doce do alimento, a nutricionista faz um alerta: "A pipoca doce deve ser evitada, pois além de ser mais calórica é rica em açúcar, que é rapidamente absorvido aumentando os índices glicêmicos", afirma Murta.

Milho cozido

Como todo cereal, o milho é rico em carboidratos e, por isso, é um alimento energético. Fonte de fibras, o milho contribui para o bom funcionamento do intestino e causa sensação de saciedade. Contém B1, B2, E e fibras, além de minerais que contribuem para a saúde óssea e vitamina E, de ação antioxidante, que combate os radicais livres, prevenindo contra câncer e retardando o envelhecimento.

"Rico em folato e tiamina, carotenoides antioxidantes, o milho também é aliado na proteção da visão e da pele", afirma Lara Neto. Segundo Murta, deve ser consumido com moderação devido ao seu valor calórico. "Deve-se evitar adicionar manteiga ao milho, já que esta é rica em gorduras saturadas", completa ela.

Amendoim

O amendoim é uma oleaginosa rica em gorduras poliinsaturadas que auxiliam no controle e tratamento do colesterol e triglicérides. É também fonte de proteínas e de antioxidantes como a vitamina E, o zinco, o fósforo e o manganês que retardam o envelhecimento precoce da pele e previnem doenças cardíacas. Além disso, é fonte de vitaminas do complexo B, potássio, cálcio e ferro.

"O amendoim possui um aminoácido chamado arginina, que se transforma em óxido nítrico e mobiliza as defesas naturais do corpo", explica o nutrólogo da Abran. "Contudo, possui alto valor calórico e, por isso, deve ser consumido de forma moderada. O mais indicado é optar pelo amendoim torrado e com pouca quantidade de sal", afirma a nutricionista da rede Mundo Verde.

O Programa Meu Prato Saudável, parceria do Instituto do Coração (InCor) com a LatinMed Editora em Saúde, indica algumas receitas típicas de Festa Junina em versões menos calóricas e mais nutritivas."O segredo é saber fazer as escolhas certas, como por exemplo, optar pela versão light de uma receita", ensina a nutricionista Lara Natacci, do Meu Prato Saudável.