domingo, 2 de junho de 2013

Drogas não


Livro Ações Integradas sobre Drogas: prevenção, abordagens e políticas públicas

Pesquisadores fazem um panorama do problema do uso das drogas na saúde pública

por Telmo Ronzani
No Saúde e Literatura desta semana, vamos falar sobre o livro “Ações Integradas sobre Drogas: prevenção, abordagens e políticas públicas” – organizado pelo professor-doutor Telmo Ronzani*, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e coordenador do Centro de Referência em Pesquisa, Intervenção e Avaliação Sobre Álcool e Drogas (CREPEIA).

A publicação possui textos de pesquisadores e especialistas brasileiros e internacionais e procura, além de dar um panorama sobre a problemática do uso de drogas, aprofunda alguns aspectos bem específicos da dependência química. De forma integrada, a obra procura trazer as principais perspectivas baseadas em evidência sobre prevenção, abordagens e tratamentos sobre grupos específicos.

Ainda, o livro chama atenção sobre as discussões de políticas públicas na área e, sobretudo, apresenta informações atuais e relevantes para pesquisadores, profissionais e gestores de diversas áreas. Abaixo, confira o artigo sobre o livro escrito por Telmo Ronzani:

O tema álcool, tabaco e outras drogas faz parte da história da humanidade e sempre despertou no homem sentimentos, algum tipo de envolvimento. Desde seu uso em rituais espirituais, até o uso recreativo, passando peso uso terapêutico, as drogas sempre mereceram especial atenção na humanidade.

Sabe-se da grande complexidade relacionada ao consumo de drogas, acarretando em diversas considerações, perspectivas e ampla discussão na sociedade sobre o consumo e problemas relacionados. Os problemas gerados nas sociedades modernas levaram a uma mobilização dos estados e desenvolvimento de diferentes abordagens.

Frente a tal complexidade, observam-se diferentes visões sobre o consumo de drogas, desde o discurso religioso, moral, sociológico, psicológico, biológico e o discurso de saúde pública. Das diferentes perspectivas, podemos considerar várias percepções ou repercussões na sociedade sobre o tema uso de substâncias. Portanto, ao se falar do tema atualmente, invariavelmente é importante considerar aspectos como neurobiologia, cultura, políticas públicas, geopolítica, dentre outras.

Na atualidade, este tema tem gerado grande mobilização social, com diferentes percepções e uma grande produção científica na área. Apesar de vários estudos e técnicas propostas, sabemos que ainda estamos distantes de uma resposta efetiva para o problema.

Para além da complexidade relacionada ao consumo de drogas que dificultam respostas eficazes, somam-se aspectos ideológicos, políticos e culturais que direcionam, favorecem ou dificultam determinadas ações. Observam-se geralmente na produção literária e na opinião pública posições radicais pró ou contra o consumo de substâncias que muitas vezes dificultam o avanço na área.

Outro aspecto a ser considerado é a ênfase ou foco nas ações curativas ou da dependência, que como outras áreas da saúde, se limitam a uma ação individualizada e descontextualizada, que limitam o impacto das ações e são ineficazes para mudar de fato os indicadores de danos relacionados ao consumo de drogas.

Na outro extremo, observam-se ações preventivas, muitas vezes pouco aplicáveis e que não apresentam evidências para a mudança de comportamento. É bastante frequente no foco preventivista um discurso moralizante que a literatura demonstra ser pouco eficaz e muitas vezes excludente por reforçar o estigma aos usuários de drogas. Neste sentido, procuramos cada vez mais traçar os caminhos da integração de perspectivas, ultrapassando visões dicotômicas e radicalizadas para se compreender este tema.

Estas são algumas discussões feitas pelo Centro de Referência em Pesquisa, Intervenção e Avaliação em Álcool e Drogas (CREPEIA) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFJF.
Desde 2003, este tema vem sendo discutido e pesquisado pelo nosso grupo, procurando fomentar discussões e pesquisas que contemplem diferentes aspectos relacionados ao consumo de álcool, tabaco e outras drogas, dentro da amplitude e complexidade necessária relacionada ao tema, sem o radicalismo que muitas vezes encontramos ao se falar deste tema.

O CREPEIA é um grupo composto por pesquisadores de diversas áreas, alunos de graduação e pós-graduação. Ao longo dos anos, fomos fortalecendo uma rede de cooperação com grupos e pesquisadores de diversas universidades e grupos nacionais e internacionais, que puderam ampliar ainda mais nossos horizontes.

Uma das principais parcerias realizadas nesses últimos anos foi com pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), recentemente formalizada através do Programa PROCAD/CAPES/CNPq. Este livro é resultado dessa parceria frutífera entre grupos com perspectivas e formas de se entender o tema semelhantes ou complementares. 

Além da Unifesp, podemos contar com outros parceiros nacionais como pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP-RP) e internacionais que puderam contribuir significativamente com a ampliação do nosso conhecimento na área.

Dentre os parceiros internacionais, estão pesquisadores vinculados à University of Washington, University of Toronto e Kansas University Medical Center. Esta última com a contemplação do Edital Pesquisador Visitante do Programa Ciência Sem Fronteiras da CAPES/CNPq.

Portanto, o presente livro é resultado da trajetória e forma de entender o tema álcool, tabaco e outras drogas do CREPEIA, com grande contribuição de outros pesquisadores e grupos de pesquisa. Procuramos apresentar o tema de forma transdisciplinar, com a integração de diversas áreas do conhecimento como neurobiologia, epidemiologia, psicologia, sociologia, política e com uma abordagem integral e intersetorial, articulando conhecimentos sobre prevenção, tratamento e reinserção social.

Entendemos que o uso de álcool, tabaco e outras drogas é um tema muito amplo para uma única resposta e visão. Procuramos ultrapassar neste livro visões radicais, sem nos eximir de posições ideológicas, a nosso ver, inerente à produção acadêmica.

Portanto temos uma posição clara sobre o tema de que é preciso, de forma coerente, integrar perspectivas e ações, chamando atenção para a esfera das políticas públicas como fundamental para a promoção de mudança dos indicadores sociais e de saúde relacionados ao tema de drogas. Portanto, este livro se direciona para profissionais de diversos setores, gestores, acadêmicos, pesquisadores e políticos interessados no tema.

________________________________________________
Perfil: O professor-doutor Telmo M. Ronzani atua como Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e é coordenador do Centro de Referência em Pesquisa, Intervenção e Avaliação Sobre Álcool e Drogas (CREPEIA). Telmo, é Doutor em Ciências da Saúde e Pós Doutor em Saúde Pública e Álcool e Drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário