domingo, 2 de junho de 2013

Alerta


Crescem casos de pneumonia em adultos e idosos no Brasil

Uma pesquisa mostra que as internações relacionadas à pneumonia com idosos entre 70 a 80 anos cresceram 60% entre 2000 e 2007.

por Wander Veroni
Uma pesquisa apresentada durante 21º Congresso Europeu de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas, em Milão, na Itália, mostra que houve um aumento significativo de casos de idosos e adultos com pneumonia, entre 2000 e 2007, no Brasil.

De acordo com o estudo, as internações relacionadas à pneumonia com idosos entre 70 a 80 anos cresceram 60%, enquanto houve um acréscimo de 13% de adultos com até 50 anos. Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), a época de frio é responsável por aumentar o número de casos em até 30%.

Para o médico pneumologista Dr. Bruno Horta, que trabalha no Hospital das Clínicas da UFMG e no Hospital Julia Kubitschek, além de ser secretário geral da Sociedade Mineira de Pneumologia e Cirurgia Torácica, a pneumonia pode atingir qualquer faixa etária, apesar da maior incidência em homens idosos.

“A pneumonia pode ser adquirida quando uma bactéria, vírus ou fungo invadem o pulmão por inalação do ambiente ou por aspiração de outras regiões do próprio do organismo. Geralmente, pacientes idosos e do sexo masculino tem uma maior incidência de pneumonia em todo o mundo”, afirma Dr. Bruno que acredita que a principal causa para o aumento de casos de pneumonia entre adultos e idosos se deve “ao envelhecimento da população brasileira” e a “uma mudança de perfil etário em nosso país”.

Ainda, o especialista faz um alerta importante: uma gripe forte pode evoluir para uma pneumonia se não tratada a tempo. “Ocorre com frequência que algumas infecções virais - como a gripe, sejam sucedidas por infecções bacterianas oportunistas como a pneumonia. Nessa condição as bactérias parecem aproveitar a fragilidade do sistema imune (baixa imunidade) após infecção viral para se instalar. Um bom exemplo disso foi  a recente e tão temida infecção pelo H1N1. Em todo mundo o que levou a morte de alguns desses pacientes foi a pneumonia grave que se instalava, causada principalmente por uma bactéria conhecida como estafilococcus aureus”.

O médico pneumologista explica também que o tratamento da pneumonia se dá, principalmente, com o uso de antibióticos, uma vez que a causa bacteriana é a forma mais comum. “A maioria dos casos pode ser tratada em casa, com medicamentos orais, sem a necessidade de hospitalização, se for diagnosticada em tempo oportuno. Em situações de alerta, o médico indicará a internação hospitalar, sobretudo quando houver necessidade de uso de antibióticos por via injetável. A principal medida preventiva continua sendo a vacinação contra a gripe, principalmente nos extremos de idade (crianças e idosos) conforme valorizado pelas campanhas de vacinação no país”, reitera.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a pneumonia é também a principal causa de morte em crianças no mundo inteiro, não atingido. A cada ano, mata cerca de 1,6 milhões de crianças menores de cinco anos, representando 18% das mortes de crianças menores de cinco anos em todo o mundo. Já segundo dados do DATASUS, ligado ao Ministério da Saúde, a pneumonia é uma doença que afeta cerca de 2,1 milhões de brasileiros todos os anos. Dos 24.756 óbitos por pneumonia registrados no último levantamento do SUS (2005), 70% eram de pacientes com mais de 65 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário