sábado, 1 de junho de 2013

Juiz de Fora/MG na frente

Estudo sobre Aids desenvolvido na Secretaria de Saúde será apresentado em Paris

O trabalho desenvolvido pelo Programa de Controle de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)/Aids da Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) vai levar o nome da cidade à França na próxima semana. A identificação dos fatores associados ao abandono do tratamento de pacientes é o tema que será apresentado no simpósio “30 Years of HIV Science, Imagine the Future”, promovido pelo Instituto Pasteur de Paris.

Desenvolvido pela enfermeira Meire Cavalieri em sua tese de mestrado, sob a orientação do infectologista Guilherme Cortes Fernandes, e defendido pela Universidade Federal Fluminense (UFF), o estudo tem como foco apontar os caminhos que podem ser adotados em vários cenários de assistência à pacientes com HIV no Brasil e no mundo. Mais de 250 pacientes foram objeto da pesquisa realizada entre o segundo semestre de 2011 e o primeiro de 2012, que apontou um índice de abandono de 17,6%, num período de nove meses.

No estudo, “The role of operational research to understand HIV/AIDS regional healthcare system in Brazil and its importance to scaling-up antiretroviral therapy”, explicou o infectologista, há casos de pacientes com até mais de sete anos de acompanhamento que abandonaram o atendimento, sem razão. Em muitos casos, a alta expectativa de vida acaba dando uma falsa ideia ao paciente de que não é mais preciso este contato direto com o serviço.


“Mas é de extrema importância este acompanhamento pela equipe multiprofissional, para garantir a boa saúde deste grupo, que, em muitos casos, é o que mais apresenta falhas no tratamento”.

Para o coordenador do Programa Municipal de Aids, Rodrigo Almeida, a conquista deve ser comemorada, mas o esforço por melhorias precisa ser contínuo. Atuamos com todos serviços implantados, como preconiza o Ministério da Saúde.


 Atendemos a pacientes de Juiz de Fora e toda região da Zona da Mata e seremos dentro de pouco tempo o primeiro polo capacitador para a instalação de novos programas municipais de Aids em cidades de toda a região. Estamos no caminho certo”, finalizou.

* Informações com Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde pelo 3690-7123 e 7389.
SECRETARIA DE SAÚDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário