terça-feira, 18 de junho de 2013

Novo programa do MS


Profissionais de Farmácia e Logística são capacitados para novo programa do Ministério da Saúde

18/06/2013
Ampliar Profissionais da Saúde participaram da 1º Oficina de Controle de Estoques de Medicamentos e Insumos /Fotos: Ascom
Ampliar Durante Oficina foram apresentados os novos sistemas do Ministério da Saúde: Siclom e Sislog
Por Mairon Hothon

Aconteceu durante a segunda e terça-feira, 17 e 18, a 1ª Oficina de Controle de Estoques de Medicamentos e Insumos, destinada aos profissionais que atuam nas áreas de Logística e de Farmácia da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e do Sistema Único de Saúde (SUS). A capacitação, que aconteceu no auditório do Ministério da Saúde, em Aracaju, reuniu os representantes que trabalham com medicamentos para as Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids.

Durante os dois dias, os profissionais conheceram o novo Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (Siclom), que abastece as unidades com remédios de controle e tratamento do HIV. 
 Também foi abordado o Sistema de Logística (Sislog), que é responsável pela liberação dos testes rápidos usados para o diagnóstico de pessoa  que contraiu HIV, Sífilis ou Hepatite. 

 Os dois sistemas são coordenados pelo Ministério da Saúde (MS), que distribui os medicamentos para todo o Brasil.

A medicação distribuída é específica para os profissionais da Saúde, nos casos de acidentes de trabalho, envolvendo ferramentas cortantes, e para as gestantes diagnosticadas com HIV, para que a doença não seja transmitida ao recém nascido. Segundo a técnica do programa de DST/Aids da SES, Nadja Oliveira, o Siclom e o Sislog vão proporcionar um maior controle para não haver falta ou desperdício dos produtos.

"Periodicamente, realizamos essa oficina para reforçar as equipes que a distribuição seja uniforme e chegue a todos os locais. Como o Siclom faz esse o gerenciamento e tudo funciona em rede, precisamos alinhar as demandas das unidades, para se ter a quantidade certa dos medicamentos anti-retrovirais", explica Nadja Oliveira.

A gerente de Assistência Farmacêutica do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Michelle Menezes, participa da Oficina e diz que a oportunidade foi especial para pactuar ações e tirar dúvidas. "Com o novo sistema, podemos pedir a quantidade estimada dos remédios para que profissionais e pacientes não fiquem sem assistência", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário