terça-feira, 18 de junho de 2013

Preservativos x Festas Juninas X Sergipe


Saúde irá distribuir 100 mil preservativos nos festejos juninos

18/06/2013
Ampliar O gerente do programa DST/AIDS da SES, Almir Santana
Por Bruno Antunes

Durante as comemorações juninas deste ano, a Secretaria de Estado da Saúde irá distribuir 100 mil preservativos em todo o Estado. A campanha realizada através da gerência estadual do programa de DST/AIDS tem o foco na prevenção da Sífilis Congênita. As principais ações serão realizadas no Arraiá do Povo, na praça de eventos na orla de Atalaia, que acontece entre os dias 20 e 30 deste mês.

Com o tema "Na gravidez, só passe para seu filho amor e paixão. Proteja seu bebê da Sífilis Congênita", a campanha tem o objetivo de diminuir os casos da doença tanto em gestantes, como em crianças contaminadas durante a gestação.

No Arraiá do Povo será montado um espaço com a disponibilização de folhetos informativos e panfletos. Também haverá, no local, painéis orientando sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis. A novidade deste ano é que as 500 primeiras pessoas que visitarem o stand da SES poderão tirar uma foto, que será impressa na hora, com uma mensagem sobre a campanha de combate à Sífilis.

Além da iniciativa na Orla, a Secretaria de Estado da Saúde irá contribuir em ações no Forró Caju, Forró Siri e demais municípios onde acontece festa. Para isso, serão distribuídos banners com a marca da campanha, camisa, bandeirola e folheto informativo, também abordando a questão da Sífilis Congênita.

"Nós estamos direcionando a campanha para a Sífilis Congênita, porque está havendo um grande número de casos, apesar do grande esforço que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vem realizando desde 2010. É importante destacar que o pré-natal não seja feito apenas pela gestante, mas pelo seu parceiro também. O uso da camisinha durante a gravidez é fundamental, já que a mulher e o bebê, que ainda está na barriga, podem ser infectados, caso o companheiro tenha Sífilis", destacou o gerente do programa Estadual de DST/Aids, Almir Santana.

A doença
A Sífilis Congênita é uma doença que passa da mãe para o bebê durante a gravidez e pode causar sérios problemas para a saúde da criança. Para se prevenir, é fundamental a realização do exame pré-natal. Em caso de infecção pela doença, o tratamento deve ser iniciado imediatamente. O tratamento é simples e gratuito, ofertado pela rede pública de Saúde. O parceiro também deve se tratar e usar sempre camisinha. O tratamento é eficiente se os dois se cuidarem.

O Núcleo das Doenças Tranmissíveis da SES registrou em Sergipe, no ano de 2010, 170 casos de Sífilis Congênita. Já em 2011, o número elevou para 242 casos, enquanto em 2012 foram 345 casos. Neste ano, o número já atinge 146 casos. Na Sífilis em gestantes, no ano passado, foram 345 casos e neste ano já houve 85 pessoas infectadas.

"São dados que comprovam a grande quantidade de pessoas que são infectadas pela doença. Por isso a prevenção é tão importante e,para isso, contamos com a ajuda dos municípios, que devem monitorar a realização correta do pré-natal pelas suas gestantes", afirmou Almir Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário