Efetivação
Governo anuncia efetivação de agentes
A luta dos Agentes Comunitários de Saúde para reconhecimento
da profissão e contratação ocorre há mais de 15 anos
HONÓRIO BARBOSA – Repórter
Quixelô. A partir de 1º Maio, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) serão efetivados como servidores públicos estaduais. O anúncio foi feito pelo governador Cid Gomes, por ocasião do Governo Itinerante realizado, anteontem, nesta cidade. São 9300 profissionais que serão beneficiados em todo o Estado a partir do ingresso na folha de pagamento da Secretaria de Saúde, por meio do regime celetista.
A categoria, entretanto, aguarda com desconfiança a decisão governamental, pois houve promessas semelhantes em pelo menos duas datas no ano passado. A efetivação dos ACS é aguardada há 17 meses após promulgação de Emenda Constitucional nº 51, pelo Congresso Nacional, que regulamentou a profissão e permitiu a contratação desses profissionais sem concurso para os que estavam na função.
A luta dos ACS para reconhecimento da profissão e posteriormente contratação como servidores estaduais ocorre há mais de 15 anos. Por ocasião da abertura da reunião do Governo Itinerante, um grupo de Agentes Comunitários de Saúde abriu uma faixa pedindo ao governador do Ceará a “Estadualização Já”. Em resposta, ouviram de Cid Gomes o anúncio de que a partir de 1º de Maio todos serão integrados na folha de pagamento no regime da CLT.
“Sei da luta de vocês, das dificuldades, mas a partir de maio não haverá mais atraso salarial e os direitos trabalhistas estão garantidos como celetistas”, disse Cid.
O secretário de Saúde do Estado, João Ananias, informou que o Governo estaria enviando, hoje, para a Assembléia Legislativa, um projeto-de-lei, adequando a lei aprovada no Congresso Nacional, com o objetivo de regulamentar a incorporação dos ACS na folha de pagamento do Estado. “Vamos concretizar uma mobilização que já perdura 15 anos”, disse. “É uma luta histórica da categoria”, lembrou.
Dificuldades
O secretário Ananias explicou que, ao longo de 2007, o Estado tentou superar as dificuldades legais e burocráticas existentes. Há vários anos que os agentes são terceirizados e agrupados em associações regionais, num total de 62. O Estado repassa mensalmente os recursos para essas entidades, mas nem todas cumprem com as obrigações trabalhistas, pagamentos de impostos e há débito com a Previdência Social, embora descontem dos salários da categoria.
“Estamos concluindo ainda esta semana um levantamento da situação dessas associações”, explicou o secretário. “A partir de fevereiro e até maio, vamos repassar os recursos descontando os impostos”.
De um total de 62 associações, o Estado ainda não repassou os recursos referentes ao mês de janeiro para 11, porque apresentam irregularidades. A diretora regional do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviço de Saúde do Estado do Ceará (SindSaúde), Ilmara Oliveira, disse que a efetivação representa uma grande vitória para a categoria. “Teremos mais vantagens e segurança”, afirmou.
A agente comunitária de saúde, Irineide Cândido, disse que espera com expectativa, e também com relativa desconfiança, a contratação pelo Estado. “Já houve promessas anteriores, mas vamos esperar”.
Luta
O diretor de Comunicação do SindSaúde, Agenor Miranda, avalia que o anúncio da efetivação da categoria “é uma boa surpresa”, mas informou que a categoria vai continuar lutando para garantir a data anunciada e também a contratação dos profissionais de saúde aprovados em concurso público realizado no ano de 2006.
A presidente da Associação dos Agentes de Saúde de Barbalha, Sidênia dos Santos, mostrou-se cautelosa. “O governador em 2007 apresentou pelo menos duas datas para a efetivação, que não ocorreu”, lembrou. “Por isso muitos estão desacreditados, mas vamos aguardar com um pé atrás”, assegurou ela. Sidênia observa que as pendências existentes são entre Estado e as associações regionais, e não com o trabalhador. “já aguardamos esta efetivação há um ano e sete meses”, comentou Sidênia.
CONQUISTA
"É a conquista de uma luta histórica da categoria que estamos concretizando e assegurando salários." - João Ananias, Secretário de Saúde do Estado
"Representa uma grande vitória para todos nós, trazendo vantagens e segurança para todos." - Ilmara Oliveira, Diretora regional do Sindisaúde
Mais informações:
SindSaúde
(85) 3231.5780
Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa)
(85) 3101.5123
Nenhum comentário:
Postar um comentário